126º Exame de Ordem SP - 2005 (Primeiro)

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 29% acertaram esta questão.

1.519 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


35ª Questão:

Relativamente à expropriação dos bens penhorados realizada pelo juízo da execução, é correto afirmar:

a) Na alienação judicial, mais do que desapropriação do bem, há sua simultânea transferência para patrimônio de terceiro, que foi participante de procedimento destinado a encontrar quem oferece o melhor preço, de acordo com as normas previstas no Código de Processo Civil.

441 marcações (29%)
b) A alienação judicial é uma forma de expropriação executiva pela qual os bens penhorados são transferidos, sem qualquer procedimento licitatório específico, para pessoa interessada em adquiri-los.

259 marcações (17%)
c) Existem duas hipóteses de expropriação previstas no Código de Processo Civil, quais sejam, a alienação judicial de bens da responsabilidade patrimonial do devedor e a adjudicação em favor do credor dos bens penhorados.

517 marcações (34%)
d) A alienação judicial é antecedida por avaliação que tem por objetivo fixar o preço máximo pelo qual serão alienados os bens penhorados.

302 marcações (20%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2005.