Técnico Judiciário - Área Administrativa - TRF/1ª REGIÃO 2011
Elaboração: TRF
Prova aplicada em Março/2011

Questão 9 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 9 a 11

Atenção: Para responder às questões de números 9 a 11, considere o texto abaixo.



(Adap. de Gustavo Ioschpe. "Como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos". VEJA. ed. 2204, ano 44, n. 7, 16 de fevereiro de 2011, p. 94-95)


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

Compreende-se corretamente do texto:


A pais que propiciam o convívio de seu filho com livros e, também, por exemplo, com as artes plásticas e a música, favorecendo o reconhecimento do valor dessas manifestações, contribuem para o desempenho positivo do jovem.
  
B pode haver variações de competência, mas os jovens que leem em ambiente especialmente preparado para tarefas do conhecimento − como a biblioteca − valorizam as atividades culturais e buscam desempenhá-las melhor.
  
C as orientações paternas são de grande valia para o futuro dos filhos, se forem dadas no estrito espaço do ambiente familiar.
  
D a existência, dentro de casa, de uma grande biblioteca a que o jovem possa recorrer quando tiver alguma curiosidade assegura seu futuro bom desempenho como leitor.
  
E a aprendizagem de um aluno pode ser significativamente facilitada, se seus pais determinarem período − diurno ou noturno − para que se entretenha com livros em casa.