Juiz do Trabalho Substituto - TRT/PI 2006
2º Dia
Elaboração: TRT
Prova aplicada em Maio/2006

Questão 41 - Direito Penal

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Consideradas as afirmações abaixo, marque a letra que contém a resposta correta:

I. Para a doutrina finalista, adotada pela reforma do Código Penal de 1984, o dolo é natural, representado pela vontade e consciência de realizar o comportamento típico previsto em lei, mas sem a consciência da ilicitude ou antijuridicidade. Então, o dolo persiste ainda quando o agente atua sem consciência da ilicitude de seu comportamento; neste caso, continua havendo o dolo e apenas a culpabilidade do agente ficará atenuada ou excluída. Nesse contexto, o dolo é elemento subjetivo do tipo ou do injusto, integrando o próprio comportamento.

II. Exclui a ilicitude a prática do fato em estado de necessidade, legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal ou no exercício regular de direito. Significa que, em tais hipóteses, o crime se configura, mas não é punido. Quando reconhecidas pelo juízo criminal, fazem coisa julgada no cível.

III. Constitui causa de diminuição da pena o arrependimento eficaz, o qual se configura, em determinados crimes, quando o agente reparar o dano ou restituir a coisa, antes do recebimento da denúncia ou queixa.

IV. Configura o crime reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto. Também integram o tipo objetivo desse crime, o cerceamento do uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho, a manutenção de vigilância ostensiva no local de trabalho ou a apoderação de documentos ou objetos pessoais do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho. A pena é aumentada se o crime é cometido contra criança ou adolescente ou por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem. Reduzir, no caso, significa subjugar, transformar à força, impelir a uma situação penosa. Trata-se de crime cujo sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. Não há punição a título de culpa.

V. No crime de constrangimento ilegal o objeto jurídico é a liberdade psíquica e física da pessoa, especialmente a sua liberdade de autodeterminação assegurada constitucionalmente. A coação pode ser praticada mediante violência física ou moral (grave ameaça). O crime se consuma no momento em que a coação é praticada.


A Todas estão corretas.
  
B Somente I e IV estão corretas.
  
C Somente II está errada.
  
D III, IV e V estão erradas.
  
E Todas estão erradas.