Juiz do Trabalho Substituto - TRT/PR 2006
1º Dia
Elaboração: TRT
Prova aplicada em 2006

Questão 4 - Direito Individual e Coletivo do Trabalho

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

É correto afirmar:

I. O estágio pode assumir a forma de ação comunitária, hipótese em que não exige celebração do termo de compromisso com interveniência da instituição de ensino.

II. A CLT, ao dispor, no art. 442: “Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego”. “Parágrafo único. Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquela”, encerra mera presunção relativa, e não excludente legal do vínculo empregatício.

III. A CLT, art. 3º , ao dispor que: “ considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário”, adotou teoria da descontinuidade.

IV. Na lição doutrinária segundo a qual “ Eventual é o trabalho que, embora exercitado continuamente e em caráter profissional, o é para destinatários que variam no tempo, de tal modo que se torna impossível a fixação jurídica do trabalhador em relação a qualquer um deles” (Amauri Mascaro Nascimento), se encontra estampada a denominada teoria do evento.

V. A caracterização do trabalho avulso se encontra necessariamente vinculada a trabalho executado por intermédio da respectiva entidade sindical profissional da categoria do prestador de serviço.


A somente as proposições I e II são verdadeiras
  
B somente as proposições I, IV e V são verdadeiras
  
C somente as proposições I, III e V são verdadeiras
  
D somente as proposições II, III e IV são verdadeiras
  
E somente as proposições II, III e V são verdadeiras