Analista Judiciário - Área Administrativa - TRT/SC 2008
Elaboração: TRT
Prova aplicada em Março/2008

Questão 63 - Administração Pública

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Avaliar o desempenho de pessoas dentro das organizações, utilizando critérios de eqüidade e de justiça, não é tarefa fácil. Sobre os métodos tradicionais de avaliação de desempenho, é correto afirmar que


A o método “Escolha Forçada” é baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas, estão os fatores de avaliação e, nas colunas, estão os graus de avaliação de desempenho. Os fatores de avaliação constituem os critérios relevantes ou parâmetros básicos para avaliar o desempenho dos funcionários.
  
B o método “Escalas Gráficas” é baseado em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados (check-lists) a respeito de cada funcionário. Cada um desses fatores de desempenho recebe uma avaliação quantitativa.
  
C o método dos “Incidentes Críticos” baseia-se nas características extremas que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso).
  
D o método “Pesquisa de Campo” consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento. O avaliador deve escolher apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se aplica ao desempenho do funcionário avaliado.
  
E o método “Listas de Verificação” é um dos mais completos. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários. A partir da entrevista com cada gerente, o especialista preenche um formulário para cada funcionário avaliado. A partir do planejamento das providências, é realizado o acompanhamento posterior dos resultados.