Analista Judiciário - Área Administrativa - TRT/SC 2008
Elaboração: TRT
Prova aplicada em Março/2008

Questão 57 - Administração Pública

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Ao se tratar de competências organizacionais, em uma dimensão corporativa, sabe-se que a dimensão estratégica das competências refere-se à organização e está apoiada no conceito de core competence ou competência essencial desenvolvida por Prahalad e Hammel. Sob esse enfoque, é correto afirmar que


A as competências essenciais constituem um conjunto de habilidades e tecnologias que diferem a organização perante os concorrentes e clientes, aspecto fundamental para a competitividade e, conseqüentemente, para a sua sobrevivência.
  
B as competências essenciais devem contribuir para a expansão da organização a curto prazo.
  
C uma característica fundamental das competências essenciais é não gerar diferenciação da organização com as demais, mantendo-se fiel à sua cultura, crenças e valores, aspectos fundamentais para o sucesso de uma organização em um mercado competitivo.
  
D a organização deve enfatizar seus próprios valores e crenças, ao invés de aportar contribuição importante ao valor percebido pelo cliente.
  
E as competências essenciais não podem ser estabelecidas em um contexto de transformações e incertezas oferecidos pelo ambiente externo.