Analista Judiciário - Área Administrativa - TRT/SC 2008
Elaboração: TRT
Prova aplicada em Março/2008

Questão 43 - Administração Pública

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

O desenho organizacional constitui a busca de coerência entre as várias áreas de decisão da organização. Há diferentes tipos de estrutura organizacional nas empresas. É correto afirmar que


A a estrutura matricial, também denominada matriz ou organização em grade, tem por essência combinar as duas formas de departamentalização (funcional; produto ou projeto) na mesma estrutura organizacional. Apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto.
  
B a estrutura matricial tem por vantagens trazer inovação e flexibilidade, além de fortalecer a cadeia de comando.
  
C a cadeia de comando, também denominada cadeia escalar, baseia-se no princípio da unidade de comando, que significa que cada empregado deve se reportar a vários superiores.
  
D a mais tradicional das estruturas organizacionais propostas é a organização por equipes, através da qual aumenta o tempo e recursos despendidos com reuniões e diminui, conseqüentemente, a necessidade de coordenação.
  
E uma das vantagens da estrutura organizacional tradicional, caracterizada pela burocracia, é a redução das barreiras entre departamentos, aumentando o compromisso pela maior proximidade entre as pessoas.