Analista Judiciário - Área Administrativa - TRT/SC 2008
Elaboração: TRT
Prova aplicada em Março/2008

Questão 18 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 17 a 20

Leia o pequeno conto abaixo, de Carlos Drummond de Andrade, extraído do livro Contos Plausíveis, para responder às questões de 17 a 20.

Casos de baleias

A baleia telegrafou ao Superintendente da Pesca, queixando-se de que estava sendo caçada demais, e a continuar assim sua espécie desapareceria com prejuízo geral do meio ambiente e dos usuários.

O Superintendente, em ofício, respondeu à baleia que não podia fazer nada senão recomendar que de duas baleias uma fosse poupada, e esta ganhasse número de registro para identificar-se.

Em face dessa resolução, todas as baleias providenciaram registro, e o obtiveram pela maneira como se obtêm essas coisas, à margem dos regulamentos. O mar ficou coalhado de números, que rabeavam alegremente, e o esguicho dos cetáceos, formando verdadeiros festivais no alto oceano, dava idéia de imenso jardim explodindo em repuxos, dourados de sol, ou prateados de lua.

Um inspetor da Superintendência, intrigado com o fato de que ninguém mais conseguia caçar baleia, pôs-se a examinar os livros e verificou que havia infinidade de números repetidos. Cancelou-se o registro, e os funcionários responsáveis pela fraude, jogados ao mar, foram devorados pelas baleias, que passaram a ser caçadas indiscriminadamente. A recomendação internacional para suspender a caça por tempo indeterminado só alcançará duas baleias vivas, escondidas e fantasiadas de rochedo no litoral do Espírito Santo.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que o trecho “respondeu à baleia que não podia fazer nada senão recomendar que de duas baleias uma fosse poupada” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico:


A respondeu a baleia que não podia fazer nada, se não recomendasse que de duas baleias uma fosse poupada.
  
B respondeu à baleia que não podia fazer nada a não ser recomendar que de duas baleias uma fosse poupada.
  
C respondeu à baleia que não podia fazer nada se não recomendar que de duas baleias uma fosse poupada.
  
D respondeu a baleia que não podia fazer nada, mas que recomendaria que de duas baleias uma fosse poupada.
  
E respondeu à baleia que não podia fazer nada, com o senão de recomendar que de duas baleias uma fosse poupada.