Analista Judiciário - Área Administrativa - TRT/SC 2008
Elaboração: TRT
Prova aplicada em Março/2008

Questão 15 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 13 a 16

Leia o texto abaixo, o fragmento inicial do texto "Vida rumo canção e semiótica", do livro Todos entoam, de Luiz Tatit, para responder às questões de 13 a 16.

Dois presentes de avô, um rádio de pilha aos dez anos e um violão aos doze, lançaram-me no mundo da canção e livraram-me em parte do tédio e dos temores da infância. Até então imaginava que a vida dividia-se em escola, que mais tarde desembocaria numa profissão, e futebol, que bem logo, segundo os adultos, cederia lugar a coisas mais importantes. Nada mais. O rádio foi para mim um contato direto com o sublime. Ouvia as canções e os cantores como se fossem personagens de uma história de fascínio em que todos disputavam o papel de sedutor-mor. As paradas de sucessos, com suas indefectíveis classificações, confirmavam-me plenamente essa impressão. Nutria uma admiração imensa pelos intérpretes que arrebatavam os primeiros postos e até hoje não sei se venciam porque cantavam minhas canções preferidas ou se eu que acabava preferindo as canções vitoriosas. De todo modo, estava ali, dentro do rádio, um mistério que por essa época me bastava conservar. O desejo de decifrar viria bem depois.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que, no trecho


A Nutria uma admiração imensa pelos intérpretes que arrebatavam os primeiros postos”, a forma verbal destacada está na terceira pessoa do singular para concordar com o antecedente “essa impressão”.
  
B “intérpretes que arrebatavam os primeiros postos e até hoje não sei se venciam porque cantavam minhas canções preferidas ou se eu que acabava preferindo as canções vitoriosas”, os termos destacados são conjunções subordinativas condicionais.
  
C “não sei se venciam porque cantavam minhas canções preferidas ou se eu que acabava preferindo as canções vitoriosas”, o termo destacado pode ser suprimido, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico.
  
D “Nutria uma admiração imensa pelos intérpretes que arrebatavam os primeiros postos e até hoje não sei se venciam”, a conjunção destacada pode ser trocada, dispensando outras alterações, por “embora”, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico.
  
E “até hoje não sei se venciam porque cantavam minhas canções preferidas ou se eu que acabava preferindo as canções vitoriosas”, o fragmento destacado pode ser trocado, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por “conquanto cantassem”.