Técnico Judiciário - TJ/RJ 2008
Elaboração: CESPE - UnB
Prova aplicada em Abril/2008

Questão 62 - Legislação Específica TJ-RJ

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 61 a 69

As questões de 61 a 69 deverão ser respondidas tendo como base o CODJERJ.

A respeito dos escreventes, julgue os itens a seguir.

I- Nas serventias, ou nos cartórios não oficializados — segundo a Lei n.º 489/1964 —, a lotação ou designação de escreventes só será feita com a anuência escrita dos respectivos titulares.

II- Aos escreventes auxiliares incumbe executar os serviços de expediente e, além de outras que lhes forem cometidas, exercer as funções de protocolista, rasista, arquivista, almoxarife e datilógrafo.

III- A distribuição dos cargos de escrevente juramentado e escrevente auxiliar, pelos diversos cartórios ou serventias de justiça, será feita pelo 2.º vice-presidente do TJRJ, de acordo com as necessidades do serviço e obedecidos os limites máximos de lotação fixados em lei.

IV- Aos escreventes, em geral, incumbe praticar os atos e executar os trabalhos relativos à sua função e de que forem encarregados pelos serventuários a que estiverem subordinados.

V- Os escreventes juramentados podem praticar todos os atos que incumbem ao titular da serventia — salvo os que devam ser realizados por este pessoalmente — e escrever todos os termos e atos que, quando necessários à fé pública, caibam ao titular subscrever.

A quantidade de itens certos é igual a


A 1.
  
B 2.
  
C 3.
  
D 4.
  
E 5.