Técnico Judiciário - TJ/RJ 2008
Elaboração: CESPE - UnB
Prova aplicada em Abril/2008

Questão 22 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Entre as opções abaixo, adaptadas de O Estado de S.Paulo de 21/3/2008, assinale a que apresenta erro no emprego de tempo e modo verbais.


A Para reter trabalhadores preparados, as empresas vêm aumentando salários, ampliando a concessão de benefícios sociais e criando programas de qualificação e treinamento com recursos próprios.
  
B Como os candidatos a cargos de nível técnico se apresentassem com formação deficiente, tendo de passar por um processo de reforço em português e matemática antes de serem admitidos.
  
C Para serem treinados no exterior, trabalhadores qualificados também têm de fazer cursos intensivos de inglês ou alemão.
  
D E, para preparar mão-de-obra para funções específicas e complexas e acelerar o treinamento de trabalhadores mais jovens para ocupar gerências intermediárias, as empresas estão criando universidades corporativas.
  
E Todas essas iniciativas, contudo, não eliminam o risco de um “apagão de mão-de-obra”, uma vez que a demanda de profissionais qualificados deve continuar sendo maior que a capacidade de formação das escolas de ensino básico, dos colégios técnicos e das unidades do SESI e do SENAC.