Guarda Municipal - Prefeitura Municipal/MG 2008
Betim
Elaboração: Fumarc
Prova aplicada em Fevereiro/2008

Questão 6 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 1 a 9

ASSINALE A RESPOSTA CORRETA.
Instrução:
As questões de 01 a 09 referem-se ao texto a seguir. Leia-o antes
de responder a elas.
Carlos Heitor Cony
Nos bons tempos da imprensa amadora, o recurso mais usual para cobrir a falta de noticiário era apelar para um anúncio que sequer era pago. Um laboratório internacional ofertara a todas as redações o clichê de um homem levando nas costas um enorme bacalhau.
Era o anúncio do Óleo de Fígado de Bacalhau, receitado para um povo
anêmico, predisposto à tuberculose, à malária e doenças várias.

Nenhum secretário de redação se apertava. Havia um claro na página e o chefe da oficina ali colocava o anúncio do homem fatigado com o seu bacalhau às costas.

A imprensa profissionalizou-se, adotou tecnologias de ponta, a medicina também deu grandes saltos, aumentando a expectativa de vida da humanidade.
Mesmo assim, volta e meia falta assunto aos jornais e nenhum editor (que substitui o antigo secretário de redação) se lembra do homem e de seu bacalhau. Abre a foto de qualquer modelo, de biquíni ou calcinha, de alto a baixo na página, e, mais espaço houvera, mais modelo haveria.

Não deixa de ser um avanço. Pessoalmente, prefiro ver uma triatleta ou uma top do mundo publicitário, ao homem fatigado, com o bacalhau pescadonos violentos mares do Norte e do Báltico.

Deus é testemunha de que nada tenho contra o bacalhau, pelo contrário, aprecio-o em suas diversas modalidades culinárias, menos em forma de óleo extraído de seu benéfico fígado.

Evidente que uma modelo me atrai mais e melhor. De tantas e tão excitantes, fica difícil distingui-las, todas se parecem, as poses e os sorrisos são os mesmos, mesmas as legendas que tentam explicá-las.

Enfeitam a página e enfeitam a vida. Um dia terão o óleo de seus

fígados receitado para combater anemias e debilidades. Estudo com simpatia esta hipótese para curar meus males.

(Extraído de: www1.folha.uol.com.br/folha/pensata. Acesso em 20 out. 2007.)


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

De tantas e tão excitantes, fica difícil distingui-las, todas se parecem, as poses e os sorrisos são os mesmos, mesmas as legendas que tentam explicá-las. (8º §) Assinale a alternativa em que o termo em destaque tenha sido CORRETAMENTE empregado para relacionar as idéias presentes no trecho acima transcrito.


A De tantas e tão excitantes, fica difícil distingui-las, portanto todas se parecem, as poses e os sorrisos são os mesmos, mesmas as legendas que tentam explicá-las.
  
B De tantas e tão excitantes, fica difícil distingui-las, contudo todas se parecem, as poses e os sorrisos são os mesmos, mesmas as legendas que tentam explicá-las.
  
C De tantas e tão excitantes, fica difícil distingui-las, porém todas se parecem, as poses e os sorrisos são os mesmos, mesmas as legendas que tentam explicá-las.
  
D De tantas e tão excitantes, fica difícil distingui-las, pois todas se parecem; as poses e os sorrisos são os mesmos, mesmas as legendas que tentam explicá-las.