JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Madeireira e sócio gerente são processados penalmente pela prática de crimes ambientais.

Argumentos do Réu na Contestação:

Os acusados alegaram em sua defesa que não cometeram nenhum dos delitos descritos na denúncia.

Alegaram que na fase inquisitorial foram produzidas várias perícias, sem o crivo do Contraditório, razão pela qual requereram fossem produzidas provas periciais ou que lhes fosse facultado o direito de apresentarem laudo de perito de confiança dos mesmos.

Sustentaram a nulidade da denúncia, ao argumento de que o Sr. José dos Anzóis Carapuça teria supostamente feito funcionar serviço potencialmente poluidor, sem, entretanto, especificar com clareza qual seria a natureza desse serviço, por mais de anos, na Madeireira Corte Certo, o que comprometeu o pleno exercício do direito de defesa.

Sustentaram também o erro de tipo, uma vez que a Madeireira Corte Certo possuía licença junto ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) e COPAM (Conselho de Política Ambiental), o que fazia o segundo denunciado acreditar piamente que a empresa estava devidamente autorizada para a prática de suas atividades, e, tendo em vista a modalidade culposa, restaria excluída sua culpabilidade.

Sustentaram ainda, a discriminante putativa, pois quando o Sr. José dos Anzóis Carapuça comprou a referida madeireira, a qual já funcionava há anos, acreditou na palavra de seu antigo proprietário que afirmava ter vendido uma empresa com todos os seus documentos e tributos na mais perfeita ordem, o que fez o denunciado crer que agia de acordo com o exercício regular de seu direito, tornando-se evidente a discriminante putativa, que por seu turno, exclui a suposta culpabilidade, já que o fato não pode ser punido como crime culposo.

Alegaram que o tipo descrito no caput do Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais é aberto, o que se traduz em insegurança por parte do acusado. Além disso, o tipo penal combatido exigiria que a suposta poluição pudesse resultar em dano para a saúde humana.

Definiram crime como o resultado composto pelos seguintes elementos: ação, omissão, nexo causal, tipicidade e antijuridicidade, apontando que neste caso, encontra-se totalmente ausente o nexo causal, já que não foi devidamente provado nos autos que a Madeireira Corte Certo tenha poluído, causando alergias e quaisquer distúrbios na população. Quanto ao laudo oferecido pelo Ministério Público sobre a questão da poluição sonora, observaram que o mesmo sequer apresentou com precisão o volume que teria ultrapassado os limites legais.

Afirmaram que em relação ao Art. 54, § 2º, I, inexistiam provas de que as atividades da Madeireira teriam tornado imprópria para ocupação urbana quaisquer áreas. Quanto ao inciso II do mesmo artigo, disseram que a qualificadora não pode ser aplicada, já que se confunde com a figura prevista em seu caput, sob pena de serem penalizados duas vezes pelo mesmo fato.

Em relação ao inciso V do § 2º, do Art. 54, atestaram que não houve nenhum lançamento de resíduos.

Requereram que em caso de condenação em pena privativa de liberdade, fosse a mesma fixada no mínimo legal, tendo como regime inicial o aberto, indicando que as condições pessoais facultadas pela lei lhes são favoráveis, destacando a presença de atenuantes previstas no Artigo 14 da Lei de Crimes Ambientais (LCA) e no Artigo 59 do Código Penal, quais sejam: baixo grau de escolaridade, arrependimento, colaboração com os agentes do controle ambiental, desconhecimento da lei e o relevante valor social e moral.

Pleitearam ainda que em se aplicando a pena privativa de liberdade fosse a mesma substituída pela pena restritiva de direitos, como a aplicação de multas ou prestação de serviços à comunidade.

Sustentaram a inexistência de quaisquer das circunstâncias agravantes expressas nas alíneas "a" , "c", "f" e "i", do inciso II, do Art. 15 da LCA, bem como a impossibilidade de ser reconhecido o concurso material e a aplicação cumulativa de penas, já que não ocorreu mais de um crime.

Por fim, requereu a inépcia da denúncia, pois não se pode imputar à pessoa jurídica a prática de um crime, uma vez que para tanto se exige necessariamente a conduta humana.



Próximo Passo:

Informações Adicionais


Rever:

Descrição do Caso

Argumentos do Autor (Petição Inicial)

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados