JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Concessionária ajuíza ação para reaver o veículo de comprador que deixa de pagar última prestação do financiamento

Argumentos do Réu na Contestação:

Da contestação e os argumentos trazidos por João Gomes, como réu

Argumentou o réu que nunca atrasou o pagamento das parcelas do financiamento durante todos esses anos, e informou que só agora diante das dificuldades trazidas pelo desemprego é que ocorreu o inadimplemento.

Alegou o réu que, embora a lei conceda à concessionária a possibilidade de retomar o bem em função do inadimplemento, esse fato não poderia ocorrer haja vista que já houve o adimplemento substancial de sua parte, ou seja, já foi efetuado quase que a totalidade do pagamento relativo ao automóvel. Dessa forma, o caso concreto refletiria uma situação típica de enriquecimento sem causa por parte do credor, que ficaria não só com os valores já percebidos, como também com o automóvel.

Ressaltou ainda a regra prevista no art. 620 do Código de Processo Civil Brasileiro, que determina que a execução para a cobrança de dívidas deverá ocorrer da forma menos gravosa ao devedor, quando o credor tiver outros meios para fazê-lo:

Art. 620. Quando por vários meios o credor puder promover a execução, o juiz mandará que se faça pelo modo menos gravoso para o devedor.



Dessa forma, afirmou o réu sobre a impossibilidade do credor cobrar a dívida mediante a busca e apreensão do bem, com a conseqüente extinção do contrato de alienação fiduciária. Ora, dentro dessa ótica, a concessionária de veículos apenas cobrar seu crédito referente ao valor da parcela em atraso, em vez de retomar o automóvel, sobre o qual já houve o pagamento quase integral.

Finalizou afirmando que embora a lei preveja essa hipótese de busca e apreensão do bem em caso de inadimplemento, a sua situação concreta não poderia estar abrangida por esse dispositivo legal, tendo em vista todas as peculiaridades presentes no seu caso concreto.



Próximo Passo:

Informações Adicionais


Rever:

Descrição do Caso

Argumentos do Autor (Petição Inicial)

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados