JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Ministério Público ajuiza Ação Civil Pública contra criador de papagaio com pedido de indenização e o recolhimento do animal

Descrição do Caso:

Dona Clarice sempre gostou de animais. Sabendo disso, seu falecido marido, há cerca de 15 anos atrás decidiu presenteá-la com um papagaio, espécie da fauna silvestre brasileira.

Tão logo levado ao convívio da família, ainda filhote, a ave recebeu o nome de Louro, passando a ser o centro das atenções da casa. Foi ensinado a falar, cantar, assobiar e comer na mão de Dona Clarice, por todo esse período.

Certa feita, Dona Clarice recebeu em sua casa a visita da Polícia Militar Ambiental, em atendimento à uma denúncia anônima, que ao confirmar a manutenção da ave em cativeiro, lavrou Boletim de Ocorrência (BO), ao argumento de que a criação ilegal de animais da fauna silvestre brasileira em cativeiro constitui, além de irregularidade administrativa, ilícito civil e penal.

Ao tomar conhecimento do fato, o Ministério Público do Estado X, ajuizou Ação Civil Pública em face de Dona Clarice, objetivando o pagamento de indenização por danos ambientais causados, no importe de R$ 16.000,00 (dezesseis mil Reis), a serem revertidos para o Fundo Municipal de Defesa Ambiental, porquanto esta manteve em cativeiro ave da fauna silvestre brasileira sem a devida autorização do órgão competente, no caso o IBAMA.


Próximo Passo:

Argumentos do Autor (Petição Inicial)

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados