JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Trabalhador que fez opção retroativa ao FGTS pleiteia correção de acordo com a taxa progressiva de juros

Argumentos do Autor na Petição Inicial:

Da Petição Inicial e argumentos do autor da Ação Ordinária de Cobrança

O Sr. Jorge alegou que a taxa progressiva é um direito previsto na Lei que instituiu o FGTS - Lei nº 5.107/66, que consiste na aplicação de créditos com juros crescentes em razão do tempo de trabalho do empregado optante pelo regime, ou seja, 3% durante os dois primeiros anos, 4% do terceiro ao quinto ano, 5% do sexto ao décimo ano e 6% do décimo primeiro ano em diante, desde que tenha havido permanência na mesma empresa.

Alegou, também, que a Lei 5.978/73 veio por facultar aos trabalhadores a opção retroativa ao regime do FGTS, garantindo a progressão dos juros nas mesmas circunstâncias aludidas acima.

Que, enfim, perfazia todas as condições para o implemento da obrigação resultante do exposto, qual seja o crédito de juros em sua conta vinculada do FGTS calculados pelas taxas progressivas (3% a 6%), já que permaneceu trabalhando para a empresa citada pelo período de 10/01/1967 até 28/09/1988, tendo optado pelo regime do FGTS em 18/03/1974, com efeito retroativo à 18/03/1969, conforme constava de anotações em sua CTPS.


Próximo Passo:

Argumentos do Réu (Contestação)


Rever:

Descrição do Caso

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados