Clipping of news on Brazilian Culture, Law and Citizenship
 


Economic indicators

Devolução de cheques atinge menor taxa em um ano

22/09/2016

This article was translated by an automatic translation system, and was therefore not reviewed by people.




Por Brasil Econômico

Levando em consideração apenas os meses de agosto, no entanto, este foi o que apresentou pior resultado desde 1991, quando o levantamento começou

Marcos Santos/ USP IMAGENS

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, índice de cheques devolvidos chegou a 2,36%

Do total de cheques emitidos em agosto, 2,18% foram devolvidos por falta de fundos. Esse percentual representa o patamar mais reduzido desde o mês de setembro de 2015, de acordo com uma pesquisa feita pelo Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em julho, a taxa havia sido de 2,26%. Em comparação com o mesmo período no ano passado, o resultado tinha atingido 2,11%.

Levando em consideração apenas os meses de agosto, este foi o que demonstrou o pior resultado desde 1991, quando o levantamento teve início. No total, houve a compensação de 50.602.130 cheques, sendo que 1.101.093 precisaram ser devolvidos porque os correntistas não fizeram a provisão necessária para assegurar o pagamento.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o índice chegou a 2,36%, a mais alta de toda a série histórica. A maior proporção de devoluções acontece no Estado do Amapá aparece, com o total de 17,79%. Considerando somente agosto, o Estado registrou 16,16%, contra 17,31%, de julho. No mesmo mês do ano passado, as devoluções no Amapá representaram 10,53% do total de compensados. 

Regiões

A menor taxa na avaliação dos resultados acumulados entre janeiro e agosto foi registrada em no Estado de São Paulo, com 1,79%. Por região, o Nordeste fica na frente, com 4,59%. O Sudeste registrou 1,94% de devoluções. 

LEIA MAIS: Avianca Brasil anuncia oferta de Wi-Fi durante voos domésticos

A região Norte teve 4,19% de devoluções no mês, contra os 4,16% registrados em julho, e 3,99% no mesmo período em 2015. No Nordeste, a taxa chegou ao patamar de 4,30%, também permanecendo abaixo do mês anterior, que havia registrado 4,56%. Entretanto, a taxa foi superior à variação de agosto do ano passado, que foi de 4,16%.

No Sudeste, o índice chegou a 1,79%, ficando abaixo menor do mês de julho, que fechou 1,86%. Em comparação ao mesmo mês de 2015, no entanto (1.68%), a taxa foi superior. Na região Sul, foi devolvido 1,84%, resultado mais baixo do que aqueles registrados tanto no mês de julho (1,91%) quanto em agosto do ano passado (1,94%).

De acordo com economistas da Serasa Experian, os resutlados de agosto no indicador que avalia o uso dos cheques evidenciam a tentativa do consumidor de sair de uma situação de inadimplência, “reduzindo seu nível de consumo e renegociando dívidas”.

*Com informações da Agência Brasil



Fonte: Brasil Econômico

Para acessar o site Brasil Econômico, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

This article was translated by an automatic translation system, and was therefore not reviewed by people.

Important:
The JurisWay site does not interfere in the work provided by doctrine, why only reflect the opinions, ideas and concepts of their authors.


  Subjects list
 
  Copyright (c) 2006-2009. JurisWay - All rights reserved.