JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 


Certificado

Os minicursos gratuitos não oferecem certificado.
Para obter um certificado, é preciso se inscrever em um dos Estudos Temáticos.
Os Estudos Temáticos não são gratuitos (saiba mais).
Veja a lista completa dos Estudos Temáticos JurisWay que oferecem Certificado




Dicas JurisWay:


Use o teclado
- Você também pode navegar pelas páginas do curso usando as setas de seu teclado.

- Quando chegar na última página, avance mais uma vez para concluir o curso.



Ajude o JurisWay


Dê uma nota
- Ao final, dê uma nota de 1 a 10 ao curso.
Comente:
- Deixe também um pequeno comentário sobre o conteúdo, dizendo o que mais gostou ou o que não achou legal.
Inclua sugestões
- Aproveite para dar suas sugestões sobre como poderíamos melhorar o conteúdo.

Bons estudos!

JurisWay > Cursos Gratuitos Online > Desenvolvimento Pessoal > Danilo Santana

Como realizar sonhos e superar obstáculos

<< Página
 de
 >>
Tamanho da letra: a a a a a


Danilo Santana
Como realizar sonhos e superar obstáculos
Desenvolvimento Pessoal


O que é um sonho? Qual a sua importância? Como realizá-lo? Esse curso pretende trazer ao leitor algumas destas respostas, demonstrando que, na maior parte das vezes, a vontade, determinação e a força de vencer supera qualquer obstáculo, culminando na efetiva realização de um sonho.


Palavras-chave: Sonho, desafio, obstáculo, estímulo, metas, planejamento, vencedor
Iniciar Curso
3 - O Projeto
        3.1 - A formação da idéia
Para separar e dimensionar as etapas que deverão ser percorridas com o objetivo de atingir a meta final, ou seja, a realização do sonho, é necessário elaborar uma série de projetos como se estivéssemos preparando para construir um prédio, e nesse caso a projeção deve ser pautada com o foco definido no sonho pronto e acabado.

Porém, cada uma das etapas, no caso metas, deverão ser implementadas dentro de uma seqüência lógica de necessidade, portanto, uma meta deverá dar suporte à seguinte e esta a outra, e outra, e assim sucessivamente, até se obter a concretização do objetivo final, ou a realização do sonho.

O primeiro estágio de uma construção é o projeto estrutural, logo, para se alcançar um sonho, devemos começar pelo princípio, projetando a estrutura em conformidade com o que queremos obter no final, ou seja, os elementos de sustentação deverão ser projetados minuciosamente de forma que as etapas de construção estejam em sintonia com a carga que o sonho irá suportar.

3.2 - Um projeto hipotético
Suponhamos que o "sonho" de alguém seja se tornar um deputado, senador ou governador, então, o projeto deverá levar em consideração que ao final da obra ter-se-á como resultado um líder político, assim, como base elementar, necessitará possuir conhecimentos básicos de psicologia, história, direito, administração, estatística e oratória.

Ora, estes são os requisitos mínimos para que alguém possa aspirar a uma candidatura deste porte com seriedade e responsabilidade. Nesse caso o primeiro passo é se credenciar como um cidadão que domina estas matérias.
A única forma de alcançar este objetivo é se dedicar ao aprofundamento de estudos com relação aos temas pertinentes, isso pode ser feito pela via acadêmica ou simplesmente pela vivência, mas, o candidato somente estará em condições de iniciar outras etapas depois de vencidas estas, que serão suportes das demais.

O candidato deverá ainda exercitar técnicas e treinamento na arte de criar e manter relacionamentos; dominar os temas políticos e econômicos de interesses gerais e regionais; estar sempre atualizado com os acontecimentos, além de se manter na crista dos eventos sociais.

Portanto, no seu projeto de candidatura a um cargo eletivo deverão estar incluídos a base, a forma e os caminhos que possam levá-lo a superar as etapas próprias deste sonho.
3.3 - Detalhes do projeto
Considerando ainda o sonho de alguém que pretenda se candidatar a um cargo de deputado, senador ou governador, deve ser observado que, no caso, é imprescindível a elaboração de um projeto de divulgação e fixação da marca do candidato, ou mais simplesmente, a inserção de seu nome no rol dos candidatos viáveis. Nesse caso serão necessárias algumas providências elementares como:
Iniciar um programa de marketing pessoal que possa torná-lo conhecido popularmente;

idealizar uma bandeira ideológica que o identificará no âmbito político;

reunir uma seqüência de dados e argumentos que justifiquem esta bandeira;

identificar os apoios que possa obter com a utilização desta plataforma;

estabelecer uma seqüência de ações que possa alçá-lo a condição de líder;

escolher e conquistar os formadores de opinião que deverão dar sustentação à sua candidatura e, por fim,

elaborar o projeto de campanha.
O projeto de campanha, que é uma etapa distinta, deverá considerar dados técnicos, estatísticos e informações que poderão auxiliá-lo a dimensionar o conteúdo, a freqüência e o tipo das ações que deverá empreender para ser o escolhido. Para tanto, em linhas gerais, será necessário:
Definir os custos e identificar as fontes de patrocínio;

estabelecer como captar os recursos necessários;

traçar as estratégias de campanha;

escolher e conquistar os "formadores de opiniões";

estabelecer a forma de sensibilização dos eleitores;

organizar a rotina da campanha.

3.4 - Projetos acessórios
Mas, não será somente o projeto estrutural que deverá ser desenvolvido, é necessário ainda que outros projetos acessórios completem as etapas que deverão ser seguidas, e mais, com uma ordem de seqüência que respeite a racionalidade do projeto principal.

Tal qual na construção de um prédio, primeiro vem a concepção básica, ou rabiscos, do que se pretende construir, depois é elaborado o projeto arquitetônico, em seguida o projeto estrutural. E com a estrutura já definida poderão ser implementados os projetos elétrico e hidráulico, bem como os de telefonia e da rede de computadores, etc.
Naturalmente que tudo dependerá de uma ordem de disciplina elementar, afinal, não há como construir o teto sem fazer os pilares, e assim sucessivamente. Será sempre com base nas avaliações e pré-requisitos que se poderá estabelecer as etapas e os prazos que deverão ser observados para se obter a realização das etapas acessórias.

Um patamar intermediário que depende de projeto próprio, contemplado com vários estágios, seria a divulgação da bandeira que o candidato lançaria como atividade orientadora de sua atuação, se eleito.
Este projeto deveria contemplar a participação em palestras, cursos, reuniões e em todas as atividades sociais ligadas aos temas que envolvessem seus objetivos políticos.

Mas, isso implicaria na superação de etapas precedentes, como o domínio das matérias de interesse político e econômico daquela comunidade.

3.5 - Mudança de ambiente
O mais interessante é que qualquer uma destas metas intermediárias ou etapas de realização poderão gerar a necessidade de realizar outras, precedentes, paralelas ou suplementares, de forma que somente um planejamento bem definido poderá estabelecer a ordem de seqüência da execução dos projetos de forma que não se pretenda pintar as paredes antes de terminar o reboco.

O candidato, então, ao elaborar um projeto como atividade paralela, deverá ter em mente o cronograma de concretização da metas intermediárias, considerando quais as etapas que serão precedentes às outras e ou paralelas às demais.
Em muitos casos uma das tarefas mais difíceis é a mudança de ambiente. É notório que grande parte da nossa vida é regida pelos condicionamentos familiares, de amizade ou de ambiente.

Será sempre muito improvável que possamos elaborar um projeto de sonho bem desenhado se estivermos presos a costumes sociais distantes daquele que perseguimos. Não teremos tempo para levar adiante o nosso projeto se estivermos acompanhando os amigos nos seus descompromissos e será absolutamente impossível que possamos conseguir racionalizar o suficiente para levar adiante o projeto se estivermos vinculados a um ambiente pouco propício a desafios.

Entretanto, claro, só os pássaros livres poderão voar para o outro lado da floresta. Ou seja, se estivermos engaiolados em algum outro sistema, ainda que apenas ética ou sentimentalmente, não poderemos escolher qual o lado da floresta poderá ser mais auspicioso. Logo, uma das metas intermediárias será buscarmos esta liberdade para escolher.

3.6 - Quesitos que orientam
Na elaboração do projeto estrutural deve ser travado um diálogo de perguntas e respostas que servirão para orientar as etapas que deverão ser percorridas, os requisitos que deverão ser atendidos, o tempo que deverá ser considerado e a metodologia que deverá ser aplicada em cada uma delas.
As principais perguntas, mesmo em cada uma das etapa, são:

Qual a minha meta?

Quando pretendo atingi-la?

O que devo fazer?

Como posso fazer?

Onde começar?

Quais os instrumentos posso usar?

3.7 - O equilíbrio é necessário
É certo que cada uma destas perguntas poderão se desdobrar em muitas outras, e quanto mais perguntas forem satisfatoriamente respondidas mais simples será a realização.

Qualquer tentativa de realizar um sonho sem um planejamento bem delineado e com metas claramente definidas e corretamente executadas, sem qualquer dúvida, vai gerar um despreparo que poderá fazer ruir as etapas já vencidas, ainda que satisfatoriamente realizadas. Ou seja, se o concreto de um só dos pilares estiver comprometido, os demais, embora corretamente dosados e curados, serão afetados pelo desequilíbrio e a construção ruirá.
Da mesma forma não se realizará com sucesso uma construção que, por pressa, economia, ou por qualquer outro motivo, se suprima qualquer fase ou etapa de seu desenvolvimento conforme projetado.

A fragilidade de apenas um elo da corrente pode comprometer o sucesso da segurança do projeto.

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados

Tempo gasto : 156,25 milésimos de segundosVeja a lista completa dos Estudos Temáticos JurisWay que oferecem Certificado