JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Legislador

Outras Leis do
Eu Legislador

Transferencia de Unidades Militares
Lei Ordinária

ESPAÇO MINIMO PRESERVADO
Lei Ordinária

LEI DO ANTISEDENTARISMO
Lei Ordinária

Lei do Material Escolar
Emenda Constitucional

Lei Dilma Roussef
Emenda Constitucional

Veja mais ...

LEI DE COMBATE A TROTES
Proposta por Wilson Diorato de Souto

COMBATE TROTES E BRINCADEIRAS EM ESTABELECIMENTOS EDUCACIONAIS

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Proposta de Lei

 
TROTE. BRINCADEIRA. HUMILHAÇÃO;
 
LEI DE COMBATE À TROTES E BRINCADEIRAS RELACIONADAS A ESTABELECIMENTO EDUCACIONAIS
Art. 1º É proibida toda ação ou omissão capaz de causar lesão física, psicológica, moral ou financeira a estudantes ou candidatos a estudantes de quaisquer estabelecimentos de ensino.

Art. 2º. Considera-se trote:
I - Toda ação ou omissão que seja capaz de causar danos físicos, morais e financeiros no estudante ou candidato a estudante de qualquer estabelecimento educacional;

II - Qualquer modalidade de brincadeira, violência, humilhação ou escárnio, ainda que a vítima tenha consentido;

III - Quaisquer outras condutas que possam efetivamente ser entendidas como trote, seja ele violento ou não.

Art. 3º - Aquele que participar de modo efetivo e/ou causar qualquer dano especificado nesta lei, sujeita-se a pena de:

I - 1 (um) a 3 (três) anos de reclusão e multa.
Páragrafo único: Considera-se punível a tentativa, respeitados os princípios do Código Penal Brasileiro;

4º Os responsáveis por qualquer ação ou omissão prevista nesta lei, sujeitam-se ao pagamento de indenização por dano moral e material;

5º -É dever do estabelecimento de ensino promover à segurança dos alunos no perímetro escolar e vedar qualquer prática descrita nesta lei nas dependências da instituição, inclusive requisitando força policial se necessária;

6º - Excluem-se desta lei as ações institucionais ou de alunos que tenham finalidade social.

Esta lei entra em vigor 60 dias após sua publicação.



Justificação / Exposição de Motivos

 
Existe muita violência moral e física contra estudantes e candidatos a estudantes, principalmente nos estabelecimentos de ensino superior. As atitudes são conhecidas como "TROTE", que nos últimos anos perdeu a essência de mera brincadeira, tornando-se frequentemente uma ação violenta, causando em muitos casos danos irreparáveis ao estudante e seus familiares.
Importante:
1 - Todas as propostas de lei podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Marcelo (08/03/2010 às 20:26:25) IP: 189.24.158.241
Esta Lei seria uma Lei Nacional ??
Uma vez que a Constituição em seu art. 22, aduz que cabe privativamente a União Legislar sobre material de direito civil, bem como direito penal.
Assim sendo, os art´s 3°(materia penal) e 4°(responsabilidade civil) do projeto de lei estariam prejudicados caso não seja uma lei criada pelo congresso nacional.
2) Antonio Balbino Da Silva (08/03/2010 às 22:03:21) IP: 189.71.158.185
Bastante louvável a ação do autor desse Projeto de Lei. è preciso banir das universidades esses bandidos travestidos de universitários cujos procedimentos são um prenúncio de maus profissionais no futuro. Cabe ao legislativo imprimir celeridade a aprovação do projeto e não protelar por anos a fio como se vê em outras propostas de real interesse para a sociedade, cuja demora permite a se prolongar a delinquencia.
3) Antonio Balbino Da Silva (08/03/2010 às 22:05:03) IP: 189.71.158.185
Bastante louvável a ação do autor desse Projeto de Lei. è preciso banir das universidades esses bandidos travestidos de universitários cujos procedimentos são um prenúncio de maus profissionais no futuro. Cabe ao legislativo imprimir celeridade a aprovação do projeto e não protelar por anos a fio como se vê em outras propostas de real interesse para a sociedade, cuja demora permite a se prolongar a delinquencia.
4) Daniela (09/03/2010 às 12:49:48) IP: 187.10.156.217
Uma lei neste sentido deveria ser aprovada com a máxima urgência. O trote universitário que acaba sendo aceito pela sociedade impunimente é absurdo, a violência física e moral não atinge apenas os calouros, mas também todos os seus familiares e dura todo o primeiro semestre. O que deveria ser um momento de alegria pela conquista feita pelo universitário e de orgulho para os pais acaba se tornando uma tortura constante para todos. A lei deve punir as universidades que ignoram a questão, urgente
5) Luiz Cláudio Da Rosa - Florianópolis (09/03/2010 às 16:39:29) IP: 189.4.114.24
Primeiramente deverá a instituição de ensino promover grupos ou até um núcleo organizado, visando a obstenção da prática de TROTES. Ora, sou acadêmico a 4 anos, jamais houve na minha instituição qualquer mobilização para inibir tal prática, e não conheço outra que o faz. A educação começa em casa, devemos comparar nosso local de ensino como nosso lar, ainda mais no que refere-se a EDUCAÇÂO.

Trote solidário é o caminho.

Fica a dica para as instituições.
6) Abelardo (09/03/2010 às 16:54:11) IP: 189.29.249.55
O projeto merece urgente aprovação. Existem inúmeros indivíduos retardados que ingressam em universidades, quando deveriam estar é na prisão ou em outros estabelecimentos mais adequados. O rito de passagem deve ser reconhecido e preservado, porém, de forma construtiva e não submetendo os calouros a humilhações e situações totalmente contrárias à dignidade da pessoa humana. Deve ser dado um basta nesses retardados sociais, com o devido respeito aqueles efetivamente infortunados.
7) Maria Irene Monteiro (12/03/2010 às 13:59:25) IP: 189.7.219.44
Projeto muito bom ? Saber que há punição para tratamento de humilhação e apelidos creio na lei que o ser veio dotado de ser humano chamados. E toda a mãe e o pai deu-lhes um nome e uma forma de vida somente por ter o privilégio de cursar uma faculdade vem absurdos deveria o estabelicimento e os que causaram mas, drástica para repudiarem e saber que existe lei já que não são sociável..Tanto estudos e mal educados. maria irene
8) Luciano (13/03/2010 às 15:31:04) IP: 189.63.82.205
Uma aberração. O Brasil deve ser o caqmpeão mundial em quantidade de leis. O que deveria ser feito era diminuir, tem lei prá tudo! Para excessos nas relações entre as pessoas, já existe o Código Penal. Daqui a pouco vão querer regular até as relações sexuais entre casais. Quantas vezes e como, etc.
Haja maluquice!
9) Valdeci (15/03/2010 às 11:10:47) IP: 189.127.151.6
Sem dúvida, esse é um grave problema que vem acontecendo em nossos estabelecimentos de ensino principalmente nas universidades. A iniciativa do Projeto de Lei foi bastante oportuna, pois, as vítimas dos "TROTES" ficaram desprotegidas e desamparadas em razão da alegação de que os responsáveis sempre alegavam se tratar de brincadeira entre alunos, Agora, com este Projeto de Lei devemos nos manifestar e cobrar do Legislativo Competente a tramitação de urgência para aprovação desta importante Lei.
10) Gorete Serpa (20/03/2010 às 21:57:59) IP: 189.49.35.145
Esta de PARABÉNS o autor desta lei. Pois, trotes que ferem a dignidade e a vida humana, é algo totalmente sem sentido e desnecessário, é hora de dizer BASTA .
11) José (14/04/2010 às 15:50:05) IP: 201.49.164.46
Qual seria a sua reação ao saber que o profissional que você contratou um profissional promovedor de atos insanos como o trote?Você recomendaria este profisssional?Que responsabilidade tal profissional transmitiria para a comunidade em que milita?è justo que, uma pessoa que humilha ao seu próximo, sobre um pretexto vil seja punido com pelo menos uma lei mais severa, e não uma carícia.
poderia ser regulamentado além da pena de reclusão um fator que limite tal ação, com uma sanção mais severa.
12) Luiz (10/01/2012 às 16:39:21) IP: 189.2.17.122
Eu aprovo esta proposta! Parabéns!


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados