Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Processual Civil - Juizado Especial Cível
Pode ser fechado um acordo com valor superior a 40 (quarenta) salários mínimos numa Audiência de Conciliação no Juizado Especial Cível?


Pode ser fechado um acordo com valor superior a 40 (quarenta) salários mínimos numa Audiência de Conciliação no Juizado Especial Cível?

Como se sabe as causas que podem ser julgadas pelo Juizado Especial Cível devem possuir valor limite de até 40 (quarenta) salários mínimos.

 

Contudo a parte autora deve estar ciente de que na Audiência de Conciliação, e somente nessa oportunidade, há a possibilidade das partes fecharem um acordo cujo valor ultrapasse o limite de alçada do Juizado. Essa hipótese é permitida, pois na Audiência de Conciliação impera a vontade das partes em se estabelecer um acordo.

 

Ressalte-se que, no caso do processo continuar seu curso, e a parte optar pelo procedimento da Lei nº 9.099/95, essa escolha implica na renuncia do valor excedente ao teto do Juizado que eventualmente a parte possua. Assim determina o art. 3º, §3º da Lei nº 9.099/95:

 

Art. 3º (...)


§ 3º A opção pelo procedimento previsto nesta Lei importará em renúncia ao crédito excedente ao limite estabelecido neste artigo, excetuada a hipótese de conciliação.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados