Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Processual Civil - Juizado Especial Cível
Por que foi criado o Juizado Especial Cível?


Por que foi criado o Juizado Especial Cível?

O Juizado Especial Cível foi criado com o objetivo de tentar solucionar o problema da demora na prestação jurisdicional, gerado principalmente pelo número exacerbado de demandas e pela aplicação de regras processuais que prolongam a duração de um processo.

 

Assim, com base no princípio da celeridade, a Lei nº9099/95, Lei que rege o Juizado Especial Cível, buscou introduzir novas regras que buscam agilizar o mecanismo processual, visando fornecer ao cidadão uma rápida resposta aos seus conflitos de interesses.

 

A criação do Juizado Especial Cível, no ano de 1995, dessa forma,  representou uma tentativa de simplificar o procedimento e fornecer uma resposta rápida aos conflitos menos complexos.

 

Assim, pode-se dizer que o Juizado Especial Cível é um órgãos da Justiça Comum, regido pela Lei nº 9.099/95, que foi implantados com o objetivo de fornecer solução rápida às demandas mais simples, apresentando uma nova proposta de procedimento para tratar esses tipos de conflitos.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados