Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Processual Civil - Embargos de Declaração
O que são Embargos de Declaração?


O que são Embargos de Declaração?

Os Embargos de Declaração ou Embargos Declaratórios servem como um instrumento pelo qual uma das partes de um processo judicial pede ao magistrado para que reveja alguns aspectos de uma decisão proferida.

Esse pedido deverá ser feito quando for verificado em determinada decisão judicial, a existência de omissão, contradição ou obscuridade.

Através dos Embargos de Declaração, o magistrado poderá exercer o juízo de retratação, ou seja, sanar alguma falha existente em seu pronunciamento, a pedido de uma das partes.

Os Embargos Declaratórios estão previstos no art. 535 do Código de Processo Civil:



Art. 535. Cabem embargos de declaração quando:                                                                                                                                 I - houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade ou contradição;                                                                                                   II - for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados