Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito das Sucessões - Testamento
Meu primo disse que meu avô deixou alguns bens para ele em vida por intermédio de um codicilo verbal. O que é um codicilo e como funciona.


Meu primo disse que meu avô deixou alguns bens para ele em vida por intermédio de um codicilo verbal. O que é um codicilo e como funciona.

Resposta:

 

 

Não existe codicilo verbal. O codicilo é necessariamente escrito.

 

O codicilo é um documento assemelhado a um testamento que registra a manifestação de última vontade do testador, destinado, porém a disposições de pequeno valor, como funerais, destinação de roupas; joias; móveis e utensílios de pouco valor.

Não se exigem maiores formalidades para sua validade. Basta que o instrumento particular seja inteiramente escrito pelo testador e por ele datado e assinado.

Não tem testemunhas. O codicilo tem vida própria, tenha ou não o autor deixado testamento.

 

Confira a norma:


CC - Art. 1.881. Toda pessoa capaz de testar poderá, mediante escrito particular seu, datado e assinado, fazer disposições especiais sobre o seu enterro, sobre esmolas de pouca monta a certas e determinadas pessoas, ou, indeterminadamente, aos pobres de certo lugar, assim como legar móveis, roupas ou jóias, de pouco valor, de seu uso pessoal.

CC - Art. 1.882. Os atos a que se refere o artigo antecedente, salvo direito de terceiro, valerão como codicilos, deixe ou não testamento o autor.

 

 

Fonte: Direito das sucessões V

Autor:  advogado Danilo Santana

Disponível em: Cursos Gratuitos do Jurisway

Sistema Educacional Online - www.jurisway.org.br

 

Saiba mais...

 

 




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados