JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Perguntas e Respostas
 

Quais são as principais dicas para se elaborar uma boa redação?

Não tente escrever difícil.

Mantenha a simplicidade, usando palavras conhecidas e as quais você tenha domínio sobre o significado.

Fica mais fácil para você escrever e também para o leitor entender, e evita-se o risco de usar uma palavra mal colocada e alterar todo o sentido imaginado para a frase.

O uso de frases curtas facilita o domínio do texto, evitando que você se perca no meio de um período longo.

Ao usar períodos mais curtos, amarre as frases e organize bem as idéias. Não mude de assunto de uma hora pra outra. É importante manter a linha de argumentação.

Não deixe palavras ou idéias subentendidas.

Muitas vezes, por ter todo o contexto do assunto na cabeça, o autor se esquece de detalhes importantes os quais o leitor não tem condições de saber.

Para evitar que isso aconteça, verifique se o texto dá todas as informações e conceitos necessários ao perfeito entendimento das idéias expostas.

Faça uma análise crítica e se coloque no lugar do leitor para saber se ele tem condições e conhecimento suficiente para entender seu texto por completo.

Nem sempre quem fala mais é mais bem compreendido.

A quantidade de palavras não é fator determinante no entendimento do conteúdo do texto. Na verdade, a repetição de idéias e o uso excessivo de explicações pode confundir o leitor.

Dessa forma, tente se expressar usando o mínimo possível de palavras.

Depois de pronto, é fundamental reler o texto.

Entretanto, muitas vezes, ao reler a redação logo depois de terminar de escrever, não achamos erros por estarmos ainda muito ligados ao texto.

Assim, se puder, descanse por um ou dois minutos antes de fazer a releitura. Dê uma volta e beba um copo de água. Esse tempo de pausa e descanso é importante para que você se desligue um pouco e adquira uma postura mais imparcial frente ao texto.

Na releitura, lembre-se de verificar a ortografia e conferir se não há trechos confusos, com períodos muito longos ou obscuros.

Para mais informações sobre o assunto, acesse o curso gratuito:

Técnicas para uma boa redação

 




Os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.

indique esta página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2014. JurisWay - Todos os direitos reservados