Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Administrativo - Administração Pública
O que devo entender por Administração pública, analisada em sentido amplo?


O que devo entender por Administração pública, analisada em sentido amplo?

Pode-se dizer que a administração pública pode ser analisada sob duas óticas diferentes, ora no sentido amplo, ora no sentido restrito.

 

A administração pública analisada no sentido amplo é o próprio Estado.

 

A administração pública analisada sob uma ótica ampla é composta pelos três poderes, ou seja, Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

 

O poder Executivo tem como função principal a de administrar a administração pública, desenvolvendo todos os atos inerentes a esta função.

 

Entretanto, tal como ocorre nos outros poderes, detém também, funções de editar leis, como no caso das Medidas Provisórias e julgar processos, como no caso das decisões proferidas em seus processos administrativos.

 

O poder Legislativo, por sua vez, tem como função principal a edição de Leis.

 

Todavia, exerce também a função de administrar, em se tratando da administração de seu pessoal, por exemplo; e a função de julgar, como no caso do crime de responsabilidade.

 

Por fim, o poder Judiciário tem como função principal a de julgar, exercendo a função jurisdicional em todo o âmbito da administração.

 

Também no poder Judiciário, pode se verificar a função administrativa e a função legislativa.

 

Na admissão, demissão e promoção de seu pessoal pode ser verificada a ocorrência da função administrativa.

 

A função legislativa ocorre no poder Judiciário, por exemplo, na edição de suas normas internas, ou seja, os Regimentos internos e as Instruções normativas.

 

Os Regimentos internos e as Instruções normativas irão servir de base para todos os atos e procedimentos inerentes ao poder Judiciário.

 

Como se pode observar, cada poder da administração desenvolve uma função específica e principal, ou seja, o Executivo administra, o Legislativo edita leis e o Judiciário julga.

 

Entretanto, também são dotados das outras funções, que dependendo do caso, deverão ser utilizadas.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados