Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Administrativo - Desapropriação
Como ocorre a aquisição da propriedade em um processo de desapropriação?


Como ocorre a aquisição da propriedade em um processo de desapropriação?

Diferentemente dos outros casos, no qual a aquisição da propriedade somente é efetivada mediante a prévia comprovação da cadeia de registros anteriores, como forma de prova do título constitutivo da propriedade, a desapropriação não obedece a esta regra.

 

É que se trata de uma forma de aquisição originária da propriedade, ou seja, o próprio processo desapropriatório tem o poder de conferir ao Estado a comprovação do título constitutivo da propriedade, que é necessário ao registro da mesma.

 

Assim, o bem adquirido pelo Estado é sempre livre e desimpedido de qualquer ônus.

 

Ou seja, a aquisição da propriedade pelo Estado, por meio da desapropriação tem como conseqüência imediata a liberação de todos os gravames que eventualmente encontrem-se gravados sobre o bem.

 

É importante ressaltar que terceiros que detenham direitos reais de garantia sobre o bem expropriado têm pela lei, assegurado o direito de habilitar seus créditos no processo expropriatório, na condição de sub-rogatários.

 

No caso de terceiros que detenham direitos obrigacionais sobre o bem expropriado, a jurisprudência tem se posicionado acerca do direito de ação direita contra o expropriado.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados