JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Preparatório OAB
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Perguntas e Respostas
 

O que é efeito estufa?

Gases como o vapor d`água, o dióxido de carbono, o ozônio, o metano e o óxido nitroso são gases que existem naturalmente na atmosfera, em pequenas quantidades, sendo conhecidos como gases de efeito estufa, estes indispensáveis à sobrevida no planeta. Todavia, devido principalmente às matrizes energéticas utilizadas pela indústria de um modo geral, houve a acentuada concentração desses gases na atmosfera, ampliando a capacidade de absorver energia, contribuindo para a intensificação do efeito estufa e conseqüente aquecimento global, comprometendo o futuro das gerações.

indique esta página a um amigo Indique aos amigos

O vapor d`água, o dióxido de carbono, o ozônio, o metano e o óxido nitroso são gases que existem naturalmente na atmosfera, em pequenas quantidades, sendo conhecidos como gases de efeito estufa. Por sua vez, Tais gases, prendem a energia tal qual os vidros de um carro fechado ou uma estufa, propriamente dita, originando o termo “efeito estufa”.

Graças ao efeito estufa natural é possível sobreviver no planeta Terra, pois ao contrário, o mesmo seria cerca de 30º C mais frio.

Ocorre que devido às atividades exercidas pelo homem, principalmente após a Revolução Industrial, sobretudo nos últimos 30 anos, houve a acentuada concentração desses gases na atmosfera, ampliando a capacidade de absorver energia, contribuindo para a intensificação do efeito estufa e conseqüente aquecimento global, em decorrência da utilização de matrizes energéticas derivadas de combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo, o gás natural e ainda a destruição de florestas, outros sumidouros e reservatórios que absorvem o CO2 do ar. Em suma: Nos últimos 100 anos, ocorreu o aumento das emissões de gases, isto é, houve a liberação de gases de efeito estufa e/ ou seus precursores na atmosfera, levando em conta a área e o período determinado.

Logo, entende-se por mudança do clima aquela que altera direta ou indiretamente, a composição da atmosfera, em escala mundial, devido às ações antrópicas, somadas àquelas provocadas pela variabilidade climática natural observada ao longo da história.

Há que se mencionar ainda que sucintamente que os reservatórios são os  componentes do sistema climático no qual fica armazenado um gás de efeito estufa ou um precursor. Já os sumidouros são processos, atividades ou mecanismos que removem determinado gás ou gases de efeito estufa, como uma floresta, por exemplo. Por fim, as fontes são entendidas como processos ou atividades que liberam gás ou gases de efeito estufa, como um aerossol ou um  precursor de gás de efeito estufa na atmosfera.

Os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.

indique esta página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2014. JurisWay - Todos os direitos reservados