Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Civil - Dívida
O que é Penhora On-line?
A penhora on-line é a forma jurídica encontrada para satisfazer e efetivar o cumprimento de obrigações judicialmente reconhecidas.


O que é Penhora On-line?

A penhora on-line é a forma jurídica encontrada para satisfazer e efetivar o cumprimento de obrigações judicialmente reconhecidas.

 

A penhora on-line  é  a forma jurídica encontrada para satisfazer e efetivar o cumprimento de obrigações judicialmente reconhecidas, nas hipóteses em que o devedor não ofereceu outra solução legalmente aceita.

O suporte legal foi inserido no Código Civil  pela Lei 11.382 de 07/12/2006, que dispôs:

 

"Art. 655-A. Para possibilitar a penhora de dinheiro em depósito ou aplicação financeira o juiz, a requerimento do exeqüente, requisitará à autoridade supervisora do sistema bancário, preferencialmente por meio eletrônico, informações sobre a existência de ativos em nome do executado, podendo no mesmo ato determinar sua indisponibilidade até o valor indicado na execução."

 

Em síntese, trata-se da possibilidade do exeqüente requerer ao juiz da execução o bloqueio  do valor dívida, diretamente  na conta bancária do executado, com o objetivo de satisfazer a obrigação.

O processamento da penhora on-line se dá  nos termos do Regulamento  Bacen Jud.  

http://www.jurisway.org.br/v2/bancolegis1.asp?idmodelo=20982

 

Mais detalhes de como funciona o sistema  Bacen Jud podem ser acessados no link:

http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=20975

 

 




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados