Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Introdução ao Estudo do Direito - Introdução ao Estudo do Direito
Qual é a diferença entre Direito Subjetivo e Dever Jurídico?


Qual é a diferença entre Direito Subjetivo e Dever Jurídico?

O Direito Subjetivo pode ser explicado como a possibilidade concedida pela lei, a uma determinada pessoa, de exigir de outrem, uma conduta. Já, por outro lado, essa conduta, imposta pelo Estado, através dos preceitos de leis, denomina-se dever jurídico.

Normalmente o sujeito ativo é aquele que possui o Direito subjetivo, enquanto que o sujeito passivo possui o dever jurídico.

O direito subjetivo põe a disposição de seu titular a pretensão, que é a possibilidade de recorrer ao judiciário para que, aquele que é obrigado, exercer a pretensão a que tem direito o titular do direito subjetivo.

Os direitos subjetivos estão todos dispostos no Ordenamento Jurídico. E salienta-se que, a todo direito subjetivo, deve, necessariamente, corresponder um dever jurídico, pois se não será apenas uma mera escolha da pessoa exercer ou não aquilo que a lei permite.

Dessa forma, é imprescindível para a noção de direito subjetivo existir em contrapartida o dever jurídico, pois, uma vez violado o seu titular terá a possibilidade, concedida pela lei, de exigir o cumprimento da obrigação, ou seja, que o dever jurídico seja cumprido.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados