JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Notícias Jurídicas

Últimas notícias

Oposição protocola mandado de segurança para derrubar sessão
Senado Federal - (16/5/2013)

Especialistas apontam preconceito e falta de investimentos como fatores do aumento do câncer de próstata
Senado Federal - (16/5/2013)

Senado lança novo Portal da Transparência nesta sexta
Senado Federal - (16/5/2013)

MP abre caminho para competição entre portos públicos e privados
Senado Federal - (16/5/2013)

Senadores comemoram aprovação da MP dos Portos
Senado Federal - (16/5/2013)

Renan estabelece prazo mínimo de sete dias para exame de MPs pelo Senado
Senado Federal - (16/5/2013)

Henrique Alves comemora aprovação de MP dos Portos, após 41 horas de votações
Câmara dos Deputados - (16/5/2013)

Comissão debate implantação no SUS da rede de cuidados aos deficientes
Câmara dos Deputados - (16/5/2013)

Mais notícias do dia...

TJSP ACOLHE RECURSO PROPOSTO POR CONSTRUTORAS DE JIRAU

Perguntas e Respostas JurisWay
A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento a recurso (Agravo de Instrumento) proposto por Energia Sustentável do Brasil; Camargo Corrêa e Enesa Engenharia para determinar que as seguradoras da hidrelétrica de Jirau se abstenham do uso da arbitragem em Londres, enquanto se discute o direito dessas empresas de se recusarem a esse modo de solução.

        O Agravo de Instrumento foi proposto contra as seguradoras Sul América, Mapfre, Allianz, Companhia de Seguros Aliança do Brasil, Itaú-Unibanco Seguros e Zurich Brasil Seguros.

        De acordo com o voto do relator do recurso, desembargador Paulo Alcides Amaral Salles, a cláusula do contrato de seguro que prevê processo arbitral em Londres, não pode e não deve prevalecer, pois não goza da anuência expressa de uma das partes, como exige o parágrafo 2º do artigo 4º da Lei 9.307/96.

        O desembargador destaca que também o artigo 44 da Circular Susep 256/04 prevê que a cláusula deverá estar redigida em negrito e conter a assinatura do segurado, na própria cláusula ou em documento específico, concordando expressamente com sua aplicação.

        Tratando-se de instituto de natureza contratual, para que possa valer entre os interessados, a arbitragem deve ser um objetivo comum na solução dos conflitos; suas regras, por isso, devem ser observadas para que ao final do processo a decisão tomada seja acatada pelas partes, afirmou Paulo Alcides. Multa diária de R$ 400 mil foi fixada em caso de descumprimento da decisão.

        Os desembargadores Alexandre Lazzarini e Vito Guglielmi também participaram do julgamento do recurso, concluído ontem (19).

 

        Agravo de Instrumento nº 0304979-49.2011.8.26.0000

 

        Comunicação Social TJSP - CA (texto) / Internet (foto)

Voltar para notícias

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.
 
 
Copyright (c) 2006-2011. JurisWay - Todos os direitos reservados