Logo JurisWay

Modelos de Petições
Modelos - Ação de Despejo - Retomada para descendentes


Modelos - Ação de Despejo - Retomada para descendentes

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito de Jardins.

 

 

 

 

 

                 (espaço de  15 linhas em branco para despacho do Juiz)

 

 

 

Fulano de tal,  brasileiro, casado, profissão, residente e domiciliado à praça da Matriz, nº 01, na  cidade de Jardins (qualificação completa),  com fundamento na Lei 8.245/91, vem propor a presente

 

AÇÃO DE DESPEJO PARA USO DE DESCENDENTE

 

contra o senhor Beltrano de tal,  brasileiro, casado, profissão,  residente e domiciliado à Rua  dos Ventos, nº 02, na cidade de Jardins (qualificação completa) pelos fatos e fundamentos seguintes:

 

 

I.               O imóvel, de propriedade do Autor, sito à Rua dos Ventos, nº 02, objeto da presente retomada,  encontra-se alugado ao Réu, pelo valor de  R$ 100,00 (cem reais), mensais, ora vigendo por prazo indeterminado,  em conformidade com a Lei 8.245/91, contrato incluso.

 

 

II.              O Autor necessita do imóvel locado ao Réu para uso de descendente, sua filha,   Maria de tal, brasileira, solteira, estudante, que vai contrair núpcias e não possui prédio residencial próprio, conforme comprova pelas  certidões negativas, expedidas pelos  Cartórios de Registro de Imóveis desta Comarca, em anexo.

 

 

III. A Lei 8.245/91, art.  47, III, faculta ao Autor pleitear a retomada nesta condições.

 

 

IV.             O Autor pede o imóvel pela primeira vez, ficando dispensado, portanto, da prova de necessidade, registrando ainda que, nesse caso, goza da  "Presunção de Sinceridade".   

 

                 Isto posto, requer se digne Vossa Excelência de determinar a citação do Réu no endereço indicado para, atendidos os prazos  legais e as formalidades de estilo, declarar nos autos que concorda com o pedido de desocupação, quando será homologado o acordo e concedido-lhe o prazo de seis meses para a desocupação, sem quaisquer ônus, ou, em caso contrário, querendo, venha contestar a presente ação, acompanhando-a até final sentença que, espera, decretará  o despejo  e o condenará nos ônus de sucumbência.

 

 

 

                Protestando e, desde já, requerendo a produção de provas em direito admitidas, dá-se à causa o valor de R$ 1.200,00  (hum mil e duzentos reais). 

 

                             Nestes termos,

                             Pede deferimento.

                             Jardins,  ?? de ???  de ????

                                                    

                             _______________________________________

                             Fulano de tal

.

.

Observações:

 

 

1.       A petição é  dirigida  ao Juiz Cível da comarca. Todavia, dependendo do valor da causa e da existência de juizados especiais, a petição será distribuída ao Juiz competente para  examinar  processos do Juizado Especial.

 

2.                   Nesse tipo de ação é importante, desde  logo, apresentar ao Juiz  as certidões do Cartório de Registro de Imóveis, comprovando que a  beneficiária da retomada  não possui  imóvel residencial  na cidade.

 

3.       Informar  se é a  primeira   vez  que propõe  ação de despejo com esta finalidade, caso contrario, é necessário comprovar a necessidade, ou seja, provar ao Juiz  que a alegação é verdadeira. Mas, sendo a primeira vez,  o  Autor goza da “presunção de sinceridade”  e não precisa  provar a  necessidade.

 

4.       O valor da causa  deve ser igual ao valor de 12 meses da locação atual.  Sobre este  valor incidem as  custas   processuais e honorários advocatícios, quando  cabíveis.

 

5.       Se  a retomada  tiver outro  motivo, devem ser compatibilizadas  as informações  na petição, bem como  essa  parte do pedido deverá  ser  adaptada.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados