JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Autuações inconsequentes


Autoria:

Carlos Eduardo Cavalcante Souza


Advogado tributarista, formado pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, hoje atua em Curitiba.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

COMPENSAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DECLARADA INCONSTITUCIONAL

Inconstitucionalidade do Imposto de Renda (IR) sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

O QUE É UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

TERCEIRO SETOR TEM VÁRIAS OBRIGAÇÕES CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIAS EM 2015

ELEMENTOS DA AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO TRIBUTÁRIO

COMO DECLARAR NA DIRPF DE 2014

BENEFÍCIOS FISCAIS E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

DECLARAÇÃO DO IRPF DE 2013 SERÁ A ÚLTIMA A SER APRESENTADA PELOS CONTRIBUINTES COM APENAS UMA FONTE PAGADORA

O CONFLITO DAS NORMAS DE EXIGÊNCIA DE APRESENTAÇÃO DE REGULARIZAÇÃO FISCAL PARA FINS DE CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL NO CONTEXTO DA TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO

Medidas restritivas a devedores de ICMS no RS são consideradas constitucionais

Mais artigos da área...

Resumo:

necessidade de uma mudança radical no cenário fiscal nacional, sendo necessária uma nova abordagem à fiscalização realizada por todos os entes federativos, bem como a necessidade de segurança jurídica, que já se perdeu a muito.

Texto enviado ao JurisWay em 29/01/2013.

Última edição/atualização em 30/01/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

No final de 2012 apareceram diversas notícias sobre autos de infração com valores astronômicos, chegando na casa dos bilhões, que podem as vezes equivaler a quase 100% do valor desta empresa no mercado.

Essas notícias, que repercutem internacionalmente, afetam não só a própria empresa, como diretores e funcionários, mas também possíveis novos investidores, que acabam se afastando do Brasil.

A parte mais complicada desses Autos de Infração bilionários é que a maioria deles devem ser declarados improcedentes ainda no Processo Administrativo, já que essa atividade corriqueira do Fisco normalmente vem junto com diversas irregularidades.

Há muito se discute a necessidade de uma mudança radical no cenário fiscal nacional, sendo necessária uma nova abordagem à fiscalização realizada por todos os entes federativos, bem como a necessidade de segurança jurídica, que já se perdeu a muito.

A segurança jurídica passa, inicialmente, na necessidade de uma legislação bem feita, com foco na constituição em vigor e, principalmente, sem abertura para interpretações dúbias.

Ocorre que, hoje, o direito tributário encontra-se a mercê de normas sem sentido, conflitantes e subjetivas, onde são criadas leis pensando única e exclusivamente na arrecadação predatória, sem qualquer apego ao que se encontra disposto na Constituição, gerando obviamente, uma grande via para a corrupção.

O que hoje se percebe no Brasil é que os “legisladores” criam formas de conseguir dinheiro de forma rápida, para poder utilizar em seus quatro anos de governo, sem se preocupar com a legalidade e a adequação dessa lei a normas que estão hierarquicamente acima.

A conseqüência de Autos de Infração com base nessa legislação falha é que afeta de forma direta todos envolvidos pois, mesmo que essas empresas que foram autuadas em bilhões consigam provar que não há qualquer imposto a ser pago, o dano já foi feito a sua imagem.

Além disso, caso o contribuinte seja vitorioso na esfera administrativa, tendo em vista que o Auto de Infração se fundou em uma questão fantasiosa, nada acontece com o fisco, já que este não terá que desembolsar custas ou honorários.

Ora, com isso em mente, não há motivo para não criar leis inócuas e impor aos contribuintes autuações absurdas já que não há qualquer conseqüência para o fisco, apenas para o autuado, que além de arcar com um advogado, tem sua imagem manchada.

Um defensor dessa política predatória do fisco pode dizer que o Fiscal pode ser processado pelo crime de exação ou abuso de autoridade. Ora, acredito que até hoje isso nunca aconteceu, e não por falta de oportunidade, já que diariamente autuações fantasiosas e baseadas em nada são iniciadas.

Conforme já foi divulgado diversas vezes, os tributos pagos pelas empresas brasileiras consomem mais de 35% (trinta e cinco por cento) de seus faturamentos.

Se a carga tributária suportada pelas empresas já é absurda, considerando-se apenas as exações legais e constitucionais, não é justo que ainda tenham que se submeter à cobranças inexoravelmente ilegítimas e arbitrárias.

Portanto, torna-se imperiosa a intervenção dos defensores dos contribuintes como forma de exercício de defesa frente à voracidade fiscal, que, por vezes, encontra sucedâneo em entendimentos fiscalistas de operadores do direito com visão jurídica deturpada pela contaminação da ânsia de arrecadação do Fisco, dificultando e até inviabilizando a continuidade das empresas que são responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do próprio Estado.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carlos Eduardo Cavalcante Souza) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados