JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

De onde emana o poder?


Autoria:

Júlio César Prado De Oliveira


Pós-Graduado (latu sensu) em Ciências Penais (UNISUL/LFG), Direito Ambiental e Urbanístico (UNIDERP/LFG), Direito Constitucional (UNIDERP/LFG), Direito Civil, Processual Civil e Consumidor (UNIASSELVI/FMB), Direito Público (UNIASSELVI/VERBO JURÍDICO)

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 30/10/2012.

Última edição/atualização em 01/11/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Posso parecer antiquado, mas sou daqueles que possuem visceral amor pelas coisas republicanas e democráticas do nosso Brasil.

Não um patriota tolo, embrulhado na bandeira, que acaba por se tornar massa de manobra de demagogos ou enxerga em tudo e em todos algo de subversivo, pronto a montar obscuros porões patrióticos como os do DOPS.

Mas dos que acreditam no interesse público, na necessidade de honestidade, ética e decência dentro da administração.

Quem ocupa um cargo público, qualquer que seja, não pode usá-lo para alimentar os caprichos egoístas.

Tem que fazer da consciência cidadã seu alicerce, para que floresça o reconhecimento no outro, isto é, no povo, da dignidade que não pode lhe ser suprimida.

Só com um compromisso ético  será possível dizimar a corrupção e a utilização dos cargos públicos como forma de exibição do ego, do poder, do apadrinhamento de amigos.

Tão dolorosa quanto a prostituição infantil, é a prostituição da coisa pública.

Tão abjeto quanto os crimes de sangue, que os programas sensacionalistas fazem povoar o fim de tarde da televisão brasileira, é o gestor, funcionário ou servidor que não serve, mas se faz servir pelas instituições, apoderando-se de parcelas de poder com avidez indisfarçável, e revelando, no amesquinhamento das questões cotidianas, o despreparo para ocupar determinado cargo.

Nós, que cremos na justiça, na ética, nos valores republicanos, não podemos nos calar, mas ocupar com o voto, com a exigência de que se cumpram as leis, com a autoconscientização e com o compartilhar de experiências, o espaço que nos cabe.

E o espaço que nos cabe está talhado de forma lapidar na Constituição: “Todo o poder emana do povo (...)”.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Júlio César Prado De Oliveira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados