JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Intolerância Religiosa e Casamento Gay


Autoria:

Stephany D. Pereira Mencato


Advogada, bacharel em Direito pela - UDC. Pós-graduanda em Relações Internacionais Contemporâneas e Graduanda em Ciências Políticas e Sociologia pela - UNILA. Alguns escritos: http://www.stephanymencato.com.br/blog

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Resumo do artigo de Roberto Arriada Lorea (Magistrado do Rio Grande do Sul; Doutor em Antropologia Social (UFRGS); Coordenador do Núcleo de Estudos em Direito e Religião, na Escola Superior da Magistratura)

Texto enviado ao JurisWay em 25/09/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Divide-se esta obra em quatro partes:1. Introdução – 2. Estado laico – 3. Casamento e religião – 4. Minorias e liberdades; e nos apresenta a seguinte pergunta: “O que tem que ver o Estado laico com o casamento gay?”.

Para essa encontrarmos esta resposta o autor nos leva a outra questão: "afinal o que vem a ser um estado laico?"

Como afirma o autor “A laicidade tem sido proposta como o regime de convivência no qual as instâncias se veem legitimadas pela soberania popular e não mais por instituições religiosas (...) O estado laico, porque viabiliza a convivência de pessoas que pensam diferente, assegura a paz social, oportunizando que se viva sua vida segundo suas próprias crenças, respeitando igual direito aos demais”.

Com base na Declaração Universal de Laicidade para o século XXI são apontados ainda três princípios norteadores de um estado laico:

         Ao estado laico não cabe afirmar a existência de Deus, tampouco negá-la, é preciso sim que este respeite a liberdade de (des)crença de seus cidadãos. Assim qualquer restrição injustificada à liberdade religiosa compromete a laicidade estatal.

         E essencial à ampla liberdade de atores religiosos participantes dos debates da sociedade civil, pressupondo-se que nenhuma crença domine as instituições públicas. Ressalta-se que o interesse de maioria da população não se confunde com o interesse público.

         A igualdade deve ser assegurada através de praticas políticas e constante vigilância para que não aja qualquer discriminação contra seres humanos no exercício de seus direitos, particularmente de sés direitos de cidadão, independente de este pertencer ou não a uma religião ou a uma filosofia.

É importante aqui lembrar a origem histórica da legislação nacional enraizada na crença católica cujos princípios remetem a exclusão de seres humanos da humanidade, pelos mais diversos dogmas, e é essencial então distinguirmos preconceitos de origem religiosa e evidências científicas, como explica o autor.

Não pode um estado laico permitir que decisões judiciais e políticas se baseiem em trechos bíblicos (de qualquer natureza religiosa) para impedir a universalização do acesso ao casamento civil, apenas os seguidores de determinada fé podem ser guiados por suas regras, apenas uma Monarquia autorizaria o Estado a impor crenças religiosas a seus cidadãos.

É importante notar a distinção que o autor apresenta entre Casamento civil enquanto instituto jurídico e o sacramento religioso casamento levando-se em conta que este ultimo está presente em muitas religiões, mas não em todas.

Ao tratarmos a possibilidade do casamento homossexual é bom lembrar que debatemos o casamento civil, cuja regulamentação cabe ao Estado, pois obrigar a um padre ou religioso de qualquer outra natureza a celebração de um casamento homoafetivo sem que este seja parte de sua crença também descaracterizaria a laicidade estatal.

Para encerrar como cita o autor no Brasil do século XXI as instâncias administrativas tem se assegurado algumas conquistas á comunidade LGBT “Contudo é constrangedor que nem o Legislativo nem o Judiciário cumpram com seus papéis constitucionais de promover uma sociedade justa, livre e solidária, o que certamente aceleraria a democratização da sociedade, conforme proposto na Constituição Federal”.

 

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Stephany D. Pereira Mencato) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados