JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Um breve estudo sobre Desenvolvimento sustentável


Autoria:

Kássia S. Siqueira


Estagiária do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, 3ª Promotoria de Justiça Criminal, estudante FVC - São Mateus/ES.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O presente artigo trata de diversos assuntos, dentre eles, o consumo exagerado de bens materiais, o modo como afetam diretamente o desenvolvimento sustentável e indiretamente todos os seres do Planeta.

Texto enviado ao JurisWay em 13/09/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Direito Ambiental - Desenvolvimento Sustentável

 

 

 

 

O presente artigo trata de diversos assuntos, dentre eles, o consumo exagerado de bens materiais, o modo como afetam diretamente o desenvolvimento sustentável e indiretamente todos os seres do Planeta, e o impacto causado pelo lixo no meio ambiente e na saúde da população.

Inicialmente, trataremos todos os processos, como a extração, a produção, a distribuição, o consumo e tratamento de todos os recursos naturais, de maneira bastante clara. Através da exploração, cortamos as árvores, consumimos a água, matamos os animais, extraímos recursos naturais e produzimos produtos para o nosso próprio consumo.

Deste modo, esgotamos recursos naturais e destruímos o planeta com maior velocidade, tão depressa, que ficaremos sem recursos para mantermos o nosso padrão de vida futuramente.

Os países de primeiro mundo consomem todos os recursos que possuem e, na falta destes, passam a utilizar os recursos dos países de terceiro mundo, o que fará com que estes também se esgotem num curto prazo.

As fábricas, ao criarem seus produtos, introduzem vários elementos tóxicos em sua elaboração. As toxinas entram nestas fábricas e saem em forma de produtos ou até mesmo através da poluição do ar. Grande parte desta poluição é respirada por todos nós, e são as pessoas com situação financeiras mais baixas as que pagam mais caro por este sistema, pelo fato de estarem expostas a qualquer tipo de proposta ou prejuízo por necessidade de sustentarem as suas famílias.

Os produtos criados pelas fábricas são consumidos em sua maior parte, cerca de 99%, num curto prazo de 06 meses. E pra onde vai todo o lixo proveniente de tanto consumo? Precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas em um ritmo cada vez maior.

Porém, existem vários empecilhos. Dentre eles, podemos citar a obsolescência planejada, que é uma estratégia de marketing que nos leva a consumir produtos de curta duração, fazendo com que haja uma nova compra para substituí-lo, tais como as máquinas de lavar roupa, as quais são projetadas para deixarem de funcionar no prazo de aproximadamente 05 anos após a sua compra.

Existe também a obsolescência perceptiva, que nos convence a jogar fora coisas que são perfeitamente úteis simplesmente pelo fato de se encontrarem ultrapassadas, a exemplo da moda e da mídia, as quais contribuem diretamente para este sistema fazendo com que as pessoas se sintam “fora de moda” e incentivando-as ao consumo através da publicidade e propaganda. Tudo isso gera um aumento e circulação do fluxo de consumo, gerando lixo e mais lixo.

Então, assistindo a essa necessidade que a obsolescência nos faz consumir, trabalhamos muito, para consumirmos mais, ficando cada vez mais cansados, sobrando menos tempo livre para a realização de outras tarefas. Outrossim, ao paramos para descansar e assistirmos à televisão, esta nos mostra mais estratégias de marketing, através de propagandas, descontos e promoções que se dizem “imperdíveis”, incentivando ao consumo e assim por diante.

Vemos-nos num ciclo que não termina nunca, sendo sempre estimulados a consumir. E através deste estímulo geramos mais lixo, o qual é despejado em aterro ou é incinerado e posteriormente também despejado em aterro, produzindo mais tóxicos, mais poluição e mais contaminação para nossa saúde.

Assim, poluímos o meio ambiente ao criarmos produtos e também poluiremos ao jogá-lo no lixo. Como resolver este problema? Inicialmente, a reciclagem é o primeiro passo para promovermos o desenvolvimento sustentável, seja em nossa própria casa ou no trabalho. Porém, apenas isso não resolveria a questão, visto que vários objetos não são passíveis de reciclagem.

O lado bom é que existem pessoas que lutam contra tudo isso, que enxergam o quanto é necessário a preservação do meio ambiente. Há uma nova escola de pensamento neste assunto, a qual é baseada em sustentabilidade e equidade, química verde, zero resíduos, produção em circulo fechado, energia renovável, economia locais vivas, e isto já está acontecendo.

Desse modo, é possível sim que haja o desenvolvimento da sociedade, estimulando ao mesmo tempo a economia, sem que o meio ambiente seja prejudicado, visando a melhoria da qualidade de vida desde agora até os anos que se seguem.

Incentivar o desenvolvimento sustentável é procurar satisfazer as necessidades de toda uma geração, utilizando razoavelmente os recursos da terra e preservando as espécies, desenvolvendo ao mesmo tempo a economia e resguardando um melhor futuro, mantendo equilíbrio entre sociedade, economia e meio ambiente.

Pensar no próximo é pensar em criar algo novo, e jogar fora não o lixo, mas o velho modelo de sustentabilidade, abrindo a mente para novas ideias e para um futuro promissor.

 

Kássia S. Siqueira

7º período de Direito Matutino - UNIVC

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Kássia S. Siqueira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Franklin (11/10/2012 às 10:26:49) IP: 200.214.53.166
Muito boa reflexão sobre o tema.
Parabéns.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados