JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Lei nº. 12.683/12 - LAVAGEM DE CAPITAIS - PRINCIPAIS MUDANÇAS


Autoria:

Priscilla Piton Imenes


Advogada Cível (Empresarial e Consumidor). Formada pela Universidade São Francisco/SP. Pós graduada em ciências penais na instituição de ensino LFG. Advogada da comissão do Direito Militar da OAB, subseção de Campinas/SP. www.priscillaimenes.com

Endereço: Av. Francisco Glicério, 1424 - Sala 901
Bairro: Centro

Campinas - SP
13012-100

Telefone: 19 30291445


envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Caso Bruno Goleiro do Flamengo- A POSSIBILIDADE (OU NÃO) DE PROCESSO ENVOLVENDO CRIME DE HOMICÍDIO SER INICIADO E TER PROSSEGUIMENTO SEM CADÁVER:

PRISÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

FIXAÇÃO DA PENA PROVISÓRIA AQUÉM DO MÍNIMO LEGAL

Violência doméstica no contexto indígena

O ARTIGO 306 DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO E OS MEIOS DE PROVA DA ELEMENTAR DO TIPO PENAL:

DELEGADO DE POLÍCIA: Fornecedor de informações ou Operador do Direito?

NA TRILHA DO GARANTISMO E DA SUBSTITUIÇÃO DA PRISÃO NA SEARA DO DIREITO PENAL

DEFENSORIA PÚBLICA CONFERE APLICABILIDADE À GARANTIA DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO EM JULGAMENTO DE HABEAS CORPUS

O Instituto De Delação Premiada Sob A Ótica Da Teoria Da Escolha Racional

A Pertinência da Inquisitoriedade na Fase Pré-Processual da Persecutio Criminis

Mais artigos da área...

Resumo:

Abordaremos as principais mudanças na lei de lavagem de capitais.

Texto enviado ao JurisWay em 22/08/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A lei de lavagem de capitais foi alterada recentemente e umas das principais mudança no contexto legal é que agora qualquer infração penal pode ser antecedente da lavagem de capitais. 

Entende-se por infração penal tanto os crimes como as contravenções. Ex: de crimes que agora podem ser antecedentes do crime de lavagem, são crimes tributários, tráfico de pessoas, crimes ambientais e etc., já na contravenção, temos o jogo do bicho. 

Diante da revogação do artigo 3o da lei 9613/98, a lavagem de dinheiro passa a admitir liberdade provisória, com ou sem fiança, sendo vedado condicionar o conhecimento do recurso ao recolhimento á prisão. É uma norma processual material, pois repercute diretamente na liberdade do criminoso. Trata-se de norma benéfica e poderá retroagir em favor do acusado.

A lei 12.683/12 dá nova redação ao artigo 4§1o, combiando com o artigo 4o-A, ambos da lei 9613/98.  

§ 1o Proceder-se-á à alienação antecipada para preservação do valor dos bens sempre que estiverem sujeitos a qualquer grau de deterioração ou depreciação, ou quando houver dificuldade para sua manutenção.

Devemos ficar atento ao seguinte exemplo: "A"praticou jogo do bicho de 2008 á 2011. Depositou o dinheiro no exterior em nome de laranjas, e depois "A"não praticou mais o jogo do bicho, porém ficou com o dinheiro aplicado. Pergunta-se: De acordo com a nova lei, responderá pelo crime de lavagem? 
Atenção, há duas correntes sobre o assunto:
 
1a) corrente: tanto a lavagem quanto a infração penal antecedente, devem ter sido cometidas após a vigência da lei 12.683/12.
2a) corrente: ocultar e dissimular são crimes permanentes, logo, mesmo que a infração antecedente tenha sido cometida antes da lei 12.683/12, se demonstrado que a ocultação se prolonga ao longo do tempo, será punível a lavagem de capitais. Súmula 711 do STF. 
 
Fases da Lavagem de dinheiro - 1o) Colocação - introdução do dinheiro no sistema financeiro; 2o) Dissimulação e 3o) integração - para o STF, o tipo penal da lavagem de capitais não exige ocultação definitiva nem tão pouco enorme complexidade. 
 
Bem jurídico tutelado - Para a maioria é a ordem econômica e financeira e para uma minoria administração da justiça. Como para a maioria o bem jurídico tutelado é a ordem econômica e financeira (art.170 da CF), admite-se o princípio da insignificância, desde que presentes: mínima ofensividade da conduta + ausência da periculosidade social da ação + reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e inexpressividade da lesão jurídica provocada. Em relação ao valor, podemos usar como parâmetro a insignificância da lei 10.522/02 no artigo 20 que é de R$ 10.000,00*. Resolução MF 75/2012. 
 
Acessoridade da lavagem de capitais - O crime de lavagem de capitais é crime acessório, sendo obrigatório um antecedente de infração penal, desde que essa infração resulte bens, direitos ou valores que possam ser ocultados. 
 
Sujeito ativo - é um crime de natureza comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa. O autor da infração antecedente também responde pelo crime de lavagem (ver: STJ no RMS 16.813). O autor da lavagem não precisa ser coautor ou partícipe da infração antecedente, desde que tenha consciência quanto a origem ilícita dos bens. (Figura do advogado, há advogados que fazem a lavagem de capitais - HC 50.933 do STJ). 
 
Tipo objetivo - ocultar/dissimular - O exaurimento da infração antecedente é um mero post factum . Ex: "A"efetuou a venda de drogas e comprou um carro em seu nome, isso não é lavagem, agora se houve a prática de uma nova conduta visando a ocultação de valores ai sim está caractyerizada a lavagem. Ex: "A"vendeu drogas e com o dinheiro comprou veículos em nome de laranjas, neste caso está caracterizada a lavagem. 

Tipo subjetivo - Somente é punido a título de dolo direto e eventual, salvo na hipótese do artigo 1o §2o, II, que só é punido a título de dolo direto. 
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Priscilla Piton Imenes) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados