JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Poder Hierárquico


Autoria:

Roberto José Stefeni


Estudante de Direito na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Varas de Dependência Química. Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Direito penal contramajoritário e a proteção diferenciada da mulher.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Da Usucapião
Direito Civil

OTAN
Direito Internacional Público

TRATANDO DO CÓDIGO FLORESTAL
Direito Ambiental

Globalização: Fator atual que trás facilidades e consequentemente gera anomalias sociais
Filosofia

Outros artigos da mesma área

CONTRATAÇÃO DE CURSO DE TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL E A OBRIGATORIEDADE DE LICITAR.

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: e as discussões acerca de sua inconstitucionalidade

ADVOCACIA PREVENTIVA- Um passo á frente no sucesso do empreendedorismo

Processo Administrativo e suas Espécies

A Concessão Gratuita de Imóveis Públicos Para Fins de Moradia Como um Direito Subjetivo Potestativo em Face da Administração e a Medida Provisória 2.220/2001

Direito Administrativo: Prevalência do Interesse público indisponível sobre a Reformatio In Pejus

O ARTIGO 24, IV DA LEI 86660/93 E SUA APLICABILIDADE NAS OBRAS DE CARATER EMERGENCIAL E OS DECRETOS DE EMERGÊNCIA.

Teoria da ascensão em cadastro de reserva

Noções gerais sobre os agentes públicos

UMA ABORDAGEM SOBRE SERVIDOR PÚBLICO

Mais artigos da área...

Resumo:

Poder hierárquico é o poder exercido dentro de uma mesma pessoa jurídica, que acarreta a submissão de um agente perante os seus superiores.

Texto enviado ao JurisWay em 06/06/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

              O poder hierárquico da Adm. Pública, é encontrado sempre na mesma pessoa jurídica, sendo exercido dentro da pessoa jurídica pela subordinação dos agentes públicos perante seus órgãos respectivos. 

 

             A hierarquia, não se aplica as diferentes pessoas jurídicas, ela é privativa da mesma pessoa jurídica, diante disso têm-se, por exemplo, a ideia de que o Estado não tem poder para dar ordens às Autarquias, pois elas não são subordinadas ao estado, ao passo que as Secretarias devem obedecer as ordens superiores por que devem obediência ao órgão superior (subordinante).

 

              Dessa forma percebe-se claramente que a hierarquia existe entre órgãos e agentes da mesma pessoa jurídica, podendo dessa forma ser; Estatal - quando realizada em parâmetros Estatais; Municipal - quando realizada em parâmetros municipais, como no exemplo da figura ao lado; Autárquica – quando realizada em parâmetros de Autarquia, etc.

 

            A hierarquia por ser privativa do mesmo órgão não pode ser exprimida ou exigida externamente, dessa forma, por exemplo: o Poder Judiciário tem legitimidade para ditar ordens apenas para as comarcas e seus funcionários, e de modo algum pode ordenar algo para a câmara dos deputados. Assim também, o Poder Legislativo tem total capacidade para regrar seus subordinados ao passo que de modo algum poderá exigir do Poder Judiciário obediência.

 

              “Os servidores públicos tem o dever de acatar e cumprir as ordens de seus superiores hierárquicos [...], exceto quando manifestamente ilegais”. Por força de lei os funcionários devem obediência a seus superiores, é o que preceitua o art. 116, IV da Lei 8.112/90 (Lei dos Servidores Federais), transcrito acima.

 

              O controle hierárquico não necessita de lei que o preveja, pois ele é permanente e automático, podendo ser efetivado a qualquer momento pelo órgão subordinante.

 

              Em se tratando de Processos Administrativos, o controle hierárquico pode ser desenvolvido até o momento anterior a preclusão do ato, ou seja, antes de ocorrer à coisa julgada administrativa.

 

              O poder que é exercido por uma pessoa jurídica (União) sobre outra pessoa jurídica (INSS, BACEN, ANATEL, etc.), não é poder hierárquico, mas sim, vinculação.

 

              Vinculação então é o controle exercido pelos entes federados sobre suas administrações indiretas, de acordo com o que a lei prevê, sem a incidência da subordinação característica da hierarquia.

 

              Ao controle supervisionário gerado pela vinculação se da o nome de Controle Finalístico, Tutela Administrativa ou Supervisão.

Referências:

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Adminstrativo descomplicado. 20. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Roberto José Stefeni) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados