JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Em sede de mandado de segurança, quais as hipóteses em que é possível a aplicação da 'teoria da encampação' relativamente à autoridade coatora.


Autoria:

Márcio Patrick Martins Alencar


Advogado, especialista em Ciências Penais e Direito Público.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 04/06/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

 

 

O mandato de segurança é um remédio constitucional que tem previsão em nosso ordenamento jurídico vigente no art. 5º, LXIX, da Constituição Federal de 1988, in verbis:

 

                                      Art. 5º. (...)

 

                                       LXIX – conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por ‘habeas corpus’ ou ‘habeas data’, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;”

 

Mandato de segurança é ação judicial de rito sumário especial, passível de utilizada quando direito liquido e certo de pessoa física ou jurídica for violado por ato ilegal de autoridade administrativa, ou agente de pessoa jurídica que esteja exercendo atribuição do poder público.

 

A Lei de 12.016/2009 no seu art. 1º dispõe quando concedera mandato de segurança, em verbis:

 

                                  Art. 1º. Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito liquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça.

 

Muitas vezes por falta de conhecimento especifico para determinar alguns coatores no mandato de segurança os impetrantes do writ of mandamus, o autor indica em sua petição uma autoridade coatora diferente da que efetivamente praticou o ato, mas que ambas mantêm uma relação hierárquica e para tentar ameniza a situações dos impetrantes surgi à teoria da encampação.

 

 Quando falamos em teoria da encampação não podemos nos confundi com a encampação do direito administrativo que é umas das formas de extinção do contrato de concessão de serviço público.

 

 A teoria da encampação que é adotada hoje em dia pela jurisprudência do STJ e pela nossa doutrina dominante, tratar-se de uma forma, mas célebre que busca respeita os princípios da economia processual e da celeridade onde deveram ser observados alguns requisitos para tal teoria ser adotada em nosso ordenamento jurídico.

 

Que é a existência de vínculo hierárquico entre a autoridade que prestou as informações e a que ordenou a prática do ato impugnado, ausência de modificação de competência estabelecida na Constituição Federal e manifestação a respeito do mérito nas informações prestadas.

 

Nesse sentido a balizadora jurisprudência do STJ.

 

                                  AGRAVO REGIMENTAL. ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. AUTORIDADE COATORA. TEORIA DA ENCAMPAÇÃO. APLICAÇÃO. (...) 2. A despeito da indicação errônea da autoridade apontada como coatora, se esta, sendo hierarquicamente superior, não se limitar a alegar sua ilegitimidade, ao prestar informações, mas também defender o mérito do ato impugnado, encampa referido ato, tornando-se legitimada para figurar no pólo passivo da ação mandamental. Precedentes. 3. Agravo regimental desprovido. (AgRg no REsp 697.931/MT, Rel. Ministra LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, julgado em 28.02.2008, DJ 07.04.2008 p. 1)

 

Como já mencionado essa teoria vem esculpido no principio da economia processual segundo o qual o processo deve obter o maior resultado com o mínimo de esforço, em vez de se proposta nova demanda mudando somente a parte coatora, provocar uma nova propositura descarregaria uma perda de tempo e teria a movimentação do judiciário sido em vão já que o impetrante poderá impetra nova ação. Apenas construindo prejuízo a parte essa nova propositura da ação o certo é adota a teoria da encampação para frustra esses prejuízos.

 

 

 

Bibliografia

 

ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Administrativo Descomplicado. 18º edição, resvista e Atualizada 2010.

 

http://jusvi.com/artigos/37407

 

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5249

 

http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20080825112914175

 

http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20090616200846866

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Márcio Patrick Martins Alencar) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados