JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Prescrição Penal


Autoria:

Cinara De Oliveira Bonzanini


Cinara de Oliveira Bonzanini, estudante, cursa Direito no Centro Universitário Univates.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 04/06/2012.

Última edição/atualização em 06/06/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

CINARA DE OLIVEIRA BONZANINI

 . 

INTRODUÇÃO

               O presente artigo tem como objetivo analisar a prescrição penal, e assim demonstrar como o tempo cronológico tem considerável importância no mundo do direito. Seus efeitos jurídicos, a perda e a aquisição dos direitos dependem, muitas vezes do seu transcurso.

 

               No campo penal, é fator de grande relevância, uma vez que impõe ao Estado, a necessidade de observar o seu curso para que dentro dos prazos determinados pela norma jurídica, os conflitos ocasionados pela prática do delito.

 

               Se o Estado, através de seus órgãos, não conseguir em tempo oportuno realizar suas atividade jurídicas, seja para punir, após a ação delituosa ou executar a pena imposta, depois de decisão condenatória final, perderá o direito de fazê-lo em decorrência da prescrição penal.

              

               A prescrição penal – causa impeditiva ou da execução de uma sanção – encontra-se ramificada em duas categorias, quais sejam, a prescrição da pretensão punitiva, caracterizada pela perda, por parte do Estado, do poder-dever de apreciar a causa e infligir a punição cabível, e a prescrição da pretensão executória, que representa a perda, pelo Estado, se seu poder-dever de executar a sanção anteriormente aplicada.

 

               Trata-se de uma limitação ao poder-dever do Estado, ao jus persequendi primeiro e à pretensão execução mais tarde, ditada em atenção aos efeitos tempo, pelo simples transcurso, solve situações jurídicas e lhes empresta caracteres definitivos.

 

               Assim, através da prescrição, o autor de uma infração penal pode ter extinta a sua punibilidade e consequentemente livrar-se   de sofrer as sanções previstas pela norma penal.        

 

               Cuida-se de forma de extinção da punibilidade com previsão legislativa no art. 107, IV, do Código Penal, juntamente com a decadência e a perempção.

  

CONCEITO

 

               São muitos os conceitos encontrados na doutrina, assim passa-se a seguir, a transcrição de alguns deles.

 

               Para Aníbal Bruno, “a prescrição no Direito Penal é esta ação extintva da punibilidade que exerce o decurso do tempo, quando inerte o poder público na repressão do crime”.

 

               Magalhães de Noronha diz que “o jus puniendi do Estado extingui-se também pela prescrição. Esta é a perda do direito de punir, pelo decurso do tempo; ou, noutras palavras, o Estado por sua inércia ou inatividade, perde o direito de punir. Não tendo exercido a pretensão punitiva no prazo fixado em lei, desaparece o jus puniedi”.

 

               Basileu Garcia leciona que “a prescrição é a renúncia do Estado a punir a infração, em face do decurso do tempo”.

 

               Já Damásio E. de Jesus prescreve que “prescrição penal é a perda do poder-dever de punir do Estado pelo não exercício da pretensão punitiva ou da pretensão executória durante certo tempo”.

 

               Desse modo, a prescrição pode ser definida como a perda sofrida pelo Estado, pelo não exercício dentro de determinados lapsos temporais; do direito de punir o infrator de um preceito penal.

               

NATUREZA JURÍDICA

 

                        Quanto a natureza jurídica da prescrição, existem controvérsias, pois alguns defendem que as normas que regulam a prescrição são de direito substantivo ou de natureza processual.

 

               Os que sustentam que a prescrição é instituto de direito processual penal, entendem que ela suspende ou impede o desenrolar do processo. É um obstáculo ao início ou prosseguimento da persecução criminal.

 

               Para o que defendem que a prescrição possui natureza penal, esses crêem que ela tem fundamento na essência e no fim da pena, extinguindo o poder de punir do Estado.

 

              Além disso, existe uma teoria eclética que diz que a prescrição possui caracteres materiais e processuais. Onde a prescrição, por um lado, representa a perda do interesse na perseguição e no castigo, porque, com o decurso do tempo, desaparecem as razões que justifiquem a pena.  E por outro lado, a prescrição impede o desenrolar do processo.

 

               Assim, entendendo-se que as normas são de natureza processual, a lei nova que amplia o prazo prescricional tem aplicação imediata (art. 2º do Código de Processo Pena). Caso seja de direito substantivo não pode ser aplicada a lei nova mais grave, isso porque deve-se observar o princípio da reserva legal (art. 1º do Código Penal).

 

               Destarte, diante da breve análise das controvérsias, creio que a prescrição é de natureza material, visto que o próprio Código Penal declara que ela é causa de extinção da punibilidade (art. 107, IV, 1ª parte, do CP) e esta pertence ao direito material e não processual. Esta também é a posição dominante na doutrina na doutrina nacional.

 

FUNDAMENTOS

 

              Apesar da crítica de alguns juristas, como Cesare Beccaria o qual dizia que a fuga subtrai ao castigo, devendo alguns crimes serem imprescritíveis, a existência da prescrição, em nossa legislação penal, encontra amparo nos seguintes argumentos:

 

a)     Não se pode admitir que alguém fique eternamente sob ameaça da ação penal, ou sujeito indefinidamente aos seus efeitos, antes de ser proferida a sentença, ou reconhecida a culpa.

 

b)     A decorrência de longo lapso de tempo, sem que o réu haja praticado outro delito, esta a indicar que por si mesmo ele foi capaz de alcançar o fim que a pena tem em vista, que é o de sua readaptação ou reajustamento.

 

c)      A apuração da verdade real poderia ser dificultada na ação penal prolongada, pois haveria um enfraquecimento e dispersão de provas, de modo que a sentença que viria a ser proferida não mais corresponderia à verdade do fato criminoso.

 

d)     O retardamento da ação poderia ensejar ao inocente a impossibilidade de se defender.

 

e)     A pena aplicada depois de muitos anos após o fato, tornaria a sanção sem finalidade social.  O crime seria esquecido, desapareceria o alarde o social, desaparecendo também o interesse em punir.

 

f)        A inércia dos órgãos jurisdicionais da punição levam o réu a adquirir o direito de não ser punido. É um castigo à negligência da autoridade. Isso é demonstrado pela legislação através da prescrição retroativa, punindo a mora na tramitação do processo criminal.

 

 

ESPÉCIES DE PRESCRIÇÃO

 

 

               As espécies de prescrição existentes na legislação penal brasileira são:

 

1)     Prescrição da pretensão punitiva.

               É verificada antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto nos § 1º do art. 110 (CP, art. 109);

 

 

2)     Prescrição de pretensão executória.

               Ocorre após o transito em julgado da sentença condenatória e vem disciplinada no art. 110, “caput”, do Código Penal.

 

               Embora sejam duas as espécies básicas de prescrição, ela pode ocorrer de formas diferentes, senão vejamos:

 

a)     Prescrição da pretensão punitiva propriamente dita, art. 109. Conforme dito anteriormente, praticada a infração penal surge para o Estado o direito de punir. Para fazer valer esse direito, o Estado através de seus órgãos deve iniciar a ação penal. Ocorre que, essa pretensão punitiva deve ser exercida dentro de certos prazos fixados em lei, e se assim não for, haverá a prescrição.

 

    A prescrição da pretensão punitiva somente ocorre antes do transito em julgado da sentença condenatória, de tal forma que ela pode ser alegada a qualquer momento, antes ou durante a ação penal, de ofício ou mediante requerimento de qualquer das partes.

 

       Além disso, a pretensão punitiva deve ser verificada de acordo com o máximo da pena privativa de liberdade prevista em abstrato para a infração penal, de acordo com as regras do art. 109 do Código Penal, conforme se observa do quadro abaixo:

 

 

         PENA MÁXIMA                              PRAZO PRESCRICIONAL

            a) inferior a 1 ano                                     3 anos

            b) de 1 a 2 anos                                       4 anos

            c) de 2 a 4 anos                                       8 anos

            d) de 4 a 8 anos                                      12 anos

            e) de 8 a 12 anos                                    16 anos

            f) superior a 12 anos                               20 anos

                Fonte: Código Penal

 

 

     Assim, se a ação pena não for iniciada dentro do prazo fixado, será reconhecida a ocorrência da prescrição durante o curso da ação, e o juiz decretará a extinção da punibilidade, e assim, o acusado não é responsabilizado, se nome não é inscrito no rol dos culpados nem é considerado reincidente. Não respondendo pelas custas processuais.

 

b)      Sentença condenatória, § 1º do art. 110, combinado com o art. 109. Nos termos do art. 109, caput, do CP, a prescrição da pretensão punitiva, salvo a exceção do § 1º do art. 110 do mesmo estatuto, é regulada pelo máximo da sanção privativa de liberdade cominada ao crime. Existe porém, uma primeira hipótese, em que, não obstante trata-se de prescrição punitiva, não é pena em abstrato que regula o prazo, mas sim a pena imposta na sentença. É o que prevê o art. 110, § 1º, in verbis:

 

       Art. 110. [...]

 

       § 1º - A prescrição, depois da sentença condenatória com trânsito em julgado para a acusação ou depois de improvido seu recurso, regula-se pela pena aplicada, não podendo em nenhuma hipótese, ter por termo inicial data anterior à denúncia ou queixa.

 

     Ou seja, neste parágrafo está inscrita outra forma de prescrição chamada de intercorrente ou superveniente à sentença condenatória. Trata-se aqui, de espécie de prescrição da pretensão punitiva, visto que também ocorre antes de transitar em julgado a sentença. Embora a sentença tenha sido condenatória, não chegou a ser definitiva, pois lhe cabe recurso, isto é, ainda não passou em julgado para ambas as partes. Por isso, não se trata de prescrição depois de transitar em julgado a sentença final condenatória, mas de prescrição verificada antes do trânsito em julgado. A prescrição subsequente, não se baseia no máximo da pena abstratamente fixado em lei, mas na pena que a sentença condenatória julgou ser merecida pelo réu.

 

c)       Prescrição retroativa. Foi publicado em 06/05/ 2010 a Lei 12.234 que alterou os art. 109 e 110 do Código Penal que para extinguir a prescrição retroativa, mas apenas em relação a etapa da investigação criminal (período entre a data do crime e do recebimento da denúncia). Portanto, ela continua a subsistir em relação à fase da instrução processual (momento entre o recebimento da ação penal e prolação da sentença).

 

d)     Prescrição da pretensão executória, art. 110 do “caput”. Na prescrição executória a condenação já se tornou definitiva tanto para a acusação como para a defesa. Como já é conhecida a pena concreta merecida pelo réu, será ela que servirá para regular o prazo prescricional, e não mais o máximo da pena abstratamente prevista em lei para o crime.

                 Assim, após o trânsito em julgado da sentença condenatória, o Estado adquire a pretensão executória ou o direito de executar a pena imposta. Porém, seu exercício é limitado pelo tempo. Se a execução da sanção penal não se inicia dentro de certo período, ocorrerá a perda desse direito pela prescrição da pretensão executória.

                   Nesses casos, dispõe o art. 112 do Código Penal que a prescrição começa a correr:

 

I)                do dia em que passa em julgado a sentença condenatória, para a acusação, ou que revoga a suspensão condicional da pena ou o livramento condicional;

II)                 do dia em que se interrompe a execução, salvo quando o tempo da interrupção deva computar-se na pena.

 

               Na data em que a sentença passar em julgado para a acusação, independentemente da intimação do réu, já se inicia a contagem da prescrição executória, embora dependa ela ainda, do transito em julgado também para a defesa.

 

               Mas é preciso ressaltar que, ao contrário do que ocorre com a prescrição da pretensão punitiva, a extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão executória, subsistirão os efeitos da sentença condenatória, como o lançamento do réu no rol dos culpados, pagamentos de custas processuais e reincidência. Assim, embora tenha desaparecido a pretensão executória ou direito de execução, a sentença pode ser executada no cível para efeito de reparação de danos.

 

e)     Prescrição antecipada: Essa forma de prescrição não possui previsão legal, mas vem sendo admitida por grande parte da doutrina. Nesse caso cita-se o exemplo de Gonçalves (2005, p. 195):

Suponha-se que uma pessoa tenha sido indiciada em inquérito policial por crime de periclitação da vida (art. 132), cuja pena de detenção é de 3 meses a 1 ano. Assim, o crime prescreve, pela pena em abstrato, em 4 anos. O promotor de justiça, entretanto, ao receber o inquérito policial, 3 anos após a consumação do crime, percebe que o acusado é primário e que o crime não se revestiu de especial gravidade, de forma que o juiz ao prolatar a sentença, certamente não aplicará a pena máxima de 1 ano. Dessa forma, considerando que a pena fixada na sentença será inferior a 1 ano, será inevitável, em caso a prescrição retroativa, pois, pela pena aplicada, a prescrição teria ocorrido após 2 anos.

             

               Alguns entendem que essa prescrição não deve ser considerada por não haver previsão lega nesse sentido. Por outro lado, os que a defendem com base na inexistência de um dever de agir por parte do órgão acusador.

           

               Oportuno frisar, que as três primeiras formas pertencem à espécie de prescrição da pretensão punitiva e a última forma refere-se a espécie de prescrição da pretensão executória.

             Considerando-se as formas prescricionais existentes, enfatiza-se que a prescrição propriamente dita regula-se pela pena máxima cominada ao deito. As demais, a retroativa, a superveniente e a executória regulam-se pela pena aplicada.



CONCLUSÃO

 

              Por fim, cabe ressaltar que o instituto da prescrição penal é admitido pela maioria dos penalistas e consagrado pela generalidade dos Códigos.

 

               Como visto, a causa principal e primária da prescrição é o tempo, aliado à inércia do Estado, que através de seus órgãos componentes, não exercitou a pretensão punitiva, ou ainda deixou de executar a pena em tempo oportuno.

 

               Como exposto no presente artigo o decurso do tempo possui efeitos relevantes no ordenamento jurídico operando o nascimento, alternação, transmissão ou perda de direitos.

 

               No campo penal, o transcurso do tempo incide sobre a sobre a conveniência política de ser mantida a persecução penal contra o autor de uma infração ou de ser executada a sanção, em face do lapso temporal determinado pela norma.

 

               Além disso, a quantidade de tempo decorrido após o cometimento do delito, ou após a sentença condenatória não executada, que gera a dispersão ou dificuldade de provas, o esquecimento dos fatos, a perda do interesse no castigo ou a inutilidade social da sanção, a desnecessidade de defesa social, a perda do clamor público contra o delito e o deliquente, os perigos de erros e injustiças, a dificuldade de defesa do réu, a consolidação dos fatos, e as vezes, a emenda e transformação psíquica do criminoso.

 

                    Tais efeitos, que derivam do tempo, é que induzem o Estado a abdicar e renunciar o jus puniendi.      

 

               Por derradeiro, cumpre sinalar que a prescrição somente extingue a pretensão punitiva ou executória, deixando inatingíveis a tipicidade e a antijuricidade do fato. Da mesma forma, ela não exclui o juízo da culpabilidade. Em face dela, o fato subsiste típico e ilícito, de autoria de um sujeito eventualmente culpado.  A possibilidade jurídica de aplicação da sanção (a punibilidade), é que se extingue pelo decurso do tempo.

     

 

 

 

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Cinara De Oliveira Bonzanini) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Laise (29/06/2015 às 20:53:33) IP: 187.24.44.190
Prezada Cinara, apesar de nesse momento eu não dispor de tempo, pois estou em estudos intensivos, não poderia em gratidão, deixar de comentar com seu texto espetacular dando-lhe meus sinceros PARABÉNS pela maestria na exposição desse complexo tema, o qual dificilmente é explicado por meio de texto de uma maneira que seja possível a compreensão tal como foi através desse seu. PARABÉNS mesmo e obrigada por ter compartilhado seu conhecimento de forma tão útil.
Meus sinceros agradecmentos.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados