JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Controle de Constitucionalidade e a Coisa Julgada na visão do Parecer 492 da PGFN


Autoria:

Marcello Fernandes Leal


Advogado Bacharel em direito pela UNIRIO; Especialista em direito tributário pela UFF; Professor de Direito Tributário na pós-graduação da UGF e de diversos Cursos preparatórios. Colaborador do site: www.tributarioeconcursos.com

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

PRESCRIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO NA VISÃO DO STJ

NÃO É CRIME FISCAL DEIXAR DE PAGAR O ICMS DECLARADO PELA EMPRESA SEM O DESCONTO OU A COBRANÇA DO IMPOSTO

NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO

DECISÃO DO STJ SOBRE COFINS E PIS E O CONCEITO DE INSUMOS DA COFINS E DO PIS CRIA OPORTUNIDADE PARA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

A QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO PELAS AUTORIDADES FISCAIS COM O ADVENTO DA LC 105/2001

Empresas cobradas e executadas por débitos fiscais prescritos

Comentários sobre o Projeto de Lei Geral de Transação Tributária

PRESUNÇÃO LEGAL DE OMISSÃO DE RENDIMENTOS: CONSIDERAÇÕES E (IN)CONSTITUCIONALIDADES

Processo Judicial Tributário e a Competência Processual Tributária

Bitributação e o embate entre Estados e Municípios na industrialização por encomenda

Mais artigos da área...

Resumo:

Trata do controverso parecer da PGFN 492/2011 que veicula o entendimento fazendário sobre o tema do controle de constitucionalidade das leis pelo STF e a coisa julgada tributária.

Texto enviado ao JurisWay em 16/05/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Meus amigos,

Vamos conversar aqui sobre o controverso parecer da PGFN 492/2011 que veicula o entendimento fazendário sobre o tema do controle de constitucionalidade das leis pelo STF e a coisa julgada tributária

Em breves linhas, o parecer defende a tese de que decisões do STF proferidas tanto no controle difuso (em algumas hipóteses) como no concentrado, geram efeitos imediatos oponíveis a todos. Tais decisões afetariam, inclusive, aqueles contribuintes que teriam ao seu favor uma outra decisão anterior transitada em julgado contrária a esse novo entendimento do Supremo.

Em outras palavras, imagine que um contribuinte A possua uma decisão transitada em julgado reconhecendo indevida uma determinada tributação, pois tributo X seria inconstitucional (foi a causa de pedir do contribuinte). Segundo este parecer, se posteriormente o STF, em decisão exercendo controle de constitucionalidade, entender no sentido oposto (e.g. julgar procedente uma ADC afirmando que o tributo é constitucional), pelo fato dessa nova decisão possuir efeitos imediatos e contra todos, afetaria, inclusive, aquele contribuinte A que estava contente não pagando o tributo X.

A grande controvérsia fica por conta da orientação de que eventual e posterior manifestação do STF com entendimento divergente à decisão transitada em julgado, que fora favorável ao contribuinte, ainda que no controle difuso, também possuiria efeitos imediatos e oponível a todos.

A grande consequência desta orientação é que ela possibilita o Fisco a cobrar, automaticamente, o tributo com eficácia ex nunc, ou seja, daquele momento para frente, sem ter que recorrer ao Judiciário para desconstituir a coisa julgada favorável ao contribuinte.

O grande fundamento de tal entendimento é que a relação jurídico-tributária é de trato sucessivo, segundo entendimento do Fisco veiculado no parecer. 

Sublinhe-se que se trata de dois processos que versam sobre o mesmo tributo X. Dito de outro modo, funcionaria da seguinte forma:

  • No primeiro processo, o contribuinte A saiu vitorioso ao ver o referido tributo declarado inconstitucional incidentalmente, transitando a decisão em julgado e determinando o não pagamento do mesmo;
  • Posteriormente, no segundo processo, um outro contribuinte B não foi tão feliz assim, pois o STF, em sede de Recurso Extraordinário, entendeu que o mesmo tributo X era constitucional, ou seja, deverá este contribuinte continuar a suportar a exação tributária.

O parecer diz, então, que essa decisão do STF no processo do contribuinte B, que em sede de controle difuso de constitucionalidade reconheceu o tributo X como constitucional, irá afetar o contribuinte A, que tinha ao seu favor uma decisão transitada em julgado.

O parecer traz uma ressalva a esse entendimento: a decisão que seja anterior ao advento da sistemática da repercussão geral e que não tenha sido reafirmada em decisões posteriores pelo Supremo no controle difuso ou no concentrado.

É como se o parecer dissesse assim: "caro contribuinte, sei que você conseguiu uma decisão que lhe é favorável dizendo incidentalmente que o tributo Y era inconstitucional e, em virtude dessa decisão, você deixou de recolher esse tributo. Contudo, o Supremo em um outro processo posterior entendeu que esse tributo é constitucional e, como adoto a teoria da objetivação do controle difuso, vou passar a cobrar esse tributo daqui para frente de forma automática e sem me socorrer ao judiciário para tanto."

Outra tese tratada no parecer: Poderia o Fisco cobrar o tributo agora considerado constitucional retroativamente daquele contribuinte A?

A resposta aqui é: depende. Depende se contra a decisão transitada em julgado favorável ao contribuinte ainda fosse cabível ação rescisória: 

  • se estiver dentro do prazo da ação rescisória e esta for julgada procedente, então o Fisco poderá cobrar o tributo de forma retroativa. Atenção que nessa hipótese o Fisco deverá ingressar no poder judiciário para desconstituir os efeitos da coisa julgada.

Atenção! 

Buscando concretizar os valores da justiça fiscal, a recíproca também seria verdadeira de acordo com o entendimento do parecer fazendário: 

  • se o contribuinte, ao revés, tivesse contra si uma decisão desfavorável, ou seja, que considerasse incidentalmente um determinado tributo constitucional e, mais tarde, o Supremo dissesse que esse mesmo tributo é inconstitucional, poderia o contribuinte deixar de recolhê-lo sem precisar se socorrer ao Poder Judiciário. Caso pretendesse reaver o que pagara indevidamente, aplicar-se-ia o prazo da ação de repetição de indébito, previsto no CTN no art. 168, inciso I.

Segue o link do parecer 492 da PGFN de leitura extremamente recomendável:

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Marcello Fernandes Leal) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados