JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Como alcançar a tão sonhada aprovação no Exame de Ordem, por Duarte Jr.


Autoria:

Duarte Jr


Professor de Ética Profissional, Civil e Consumidor na Universidade CEUMA. Advogado com experiência na área Cível, com ênfase em Direito à Saúde Suplementar e Responsabilidade Civil Médica. AE no Mestrado em Políticas Públicas pela UFMA.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Não dê esmola, dê cidadania!
Responsabilidade Civil

Resumo:

Queridos alunos, adianto que não existe uma fórmula secreta para passar no Exame de Ordem. O que posso afirmar, é que podemos escolher o melhor caminho para alcançar a aprovação e por a Vermelhaça no Bolso.

Texto enviado ao JurisWay em 07/05/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Queridos alunos, adianto que não existe uma fórmula secreta para passar no Exame de Ordem. O que posso afirmar, é que podemos escolher o melhor caminho para alcançar a aprovação e por a Vermelhaça no Bolso.

A priori, se faz necessário quebrar o paradigma de que existe um culpado pelos altos índices de reprovação. Infelizmente, existem professores sem compromisso, faculdades ruins, questões complexas e mal elaboradas... mas o aluno comprometido com os estudos vence todo e qualquer obstáculo.

Recordo-me de um episódio que ouvi quando entregara as provas regimentais aos meus alunos. Na grande maioria das vezes em que a nota era superior a média o aluno se vangloriava e falava “Oba! Tirei 10!”, mas quando a nota era inferior a média o discurso era outro “Ô professor, o senhor vai me dar essa nota!?”.

Quando algo vai errado, a maioria dos alunos costuma atribuir o insucesso a faculdade, ao professor, a condição financeira, a escassez de tempo... mas raramente ele percebe que o verdadeiro culpado do resultado obtido fora ele mesmo.

Lembro de uma frase repetida diversas vezes pelo meu pai "Quem faz a faculdade é o Aluno". Sem dúvida alguma, uma faculdade bem estruturada com profissionais qualificados auxilia, facilita e incentiva muito mais o ardo caminho a ser percorrido pelo aluno. Contudo, de que adiantará toda essa estrutura se o principal interessado não está comprometido?! Seria como pegar um “barbeiro” para pilotar uma Ferrari e esperar que este seja vitorioso em um GP.

Desta forma, decidi formular algumas dicas para auxiliá-los na busca pela aprovação no Exame de Ordem, não custa nada tentar:

- O primeiro passo para se alcançar o sucesso, ou melhor, para se alcançar a aprovação no Exame de Ordem, é saber reconhecer suas deficiências, para que em seguida busque saná-las. Quando descobrimos o nosso “ponto fraco” fica muito mais fácil nos prevenir à um ataque;

- É de suma importância que o examinando mantenha-se atualizado sobre todas as alterações recentes em leis e jurisprudências. O Direito é um fenômeno social e encontra-se em constante mudança;

- Estude a Legislação seca, a grande maioria das questões tem como base a letra da lei;

- O conteúdo a ser cobrado é muito extenso, elabore resumos para facilitar a revisão;

- Dê uma atenção especial para Ética Profissional (matéria pequena responsável por 15% do exame, ou seja, 12 questões).

Ética Profissional é a disciplina responsável pelo maior número de questões no exame de ordem, e o melhor, com o menor conteúdo, ou seja, excelente custo benefício para o examinando.

Por esse motivo, que em parceria com a equipe de Extensão do Uniceuma formulamos o curso 100% ÉTICA NA OAB! Perfeito para todos (Alunos Uniceuma e de outras IES) que irão prestar o Exame de Ordem, pois o nosso objetivo é fazer com que nossos alunos acertem 100% das questões de Ética Profissional no Exame de Ordem.

Aos interessados, as inscrições para o projeto 100% ÉTICA NA OAB já estão abertas, e podem ser realizadas através do site www.ceuma.br/extensao ou diretamente no setor de Pós graduação do UniCeuma Campus Renascença. Corram, pois as vagas são limitadas!

- Você precisa acertar apenas 50% da prova, ou seja, 40 questões. Próximo ao exame estude as matérias com o menor conteúdo e maior número de questões (custo benefício). Ex: Ética Profissional, Direito Constitucional (Estude a Constituição Federal, pois é a base para qualquer área jurídica), Administrativo, Trabalho e Processo do Trabalho e Empresarial. Essas 6 matérias são responsáveis por pelo menos 44 questões;

- Matérias densas como Direito Civil, e com poucas questões como Consumidor, ECA, Ambiental... são matérias que o examinando deve criar uma base forte durante a graduação;

- Faça simulados com provas anteriores. Existem vários sites gratuitos na internet especializados em simulados para o Exame de Ordem;

- Na 2ª etapa escolha a área que você mais se identifica, que você tem mais experiência. Não decida com base em lendas urbanas! Não existe área mais fácil ou mais complicada de passar, existe a área na qual você possui maior experiência (estágio) e domínio (Civil, Penal, Tributário, Administrativo, Trabalho, Constitucional ou Empresarial);

- O estudo para 2ª etapa é diferenciado, as provas atualmente são mais práticas (envolvem o dia a dia do Advogado) do que teóricas. Desta forma, faz-se necessário treinar a redação, elaborar peças práticas (petição inicial, contestação, habeas corpus, mandado de segurança, recursos...);

- Por fim, o detalhe mais importante. MANTENHA O CONTROLE EMOCIONAL. Acredito que 60% da aprovação está condicionada ao controle emocional do examinando. É preciso acreditar na aprovação, é preciso acreditar que você é capaz! A aprovação ou reprovação no Exame de Ordem não irá definir sua competência, é apenas um dos requisitos para o exercício da advocacia. Tenha tranquilidade, afinal você só precisa acertar metade da prova (40 Questões).

Lembrem-se só dois tipos de pessoas não passam no Exame de Ordem: aquelas que desistiram ou as que por algum motivo não tentaram.

Uns passam antes; outros, depois. O Exame de Ordem não é fim, no máximo, meio para se alcançar um objetivo maior que é a advocacia.

Trocar gabarito antes de passar para grade é separação certa, porque quando escolhemos uma alternativa é como fosse amor à primeira vista: abraçamos nela até a eternidade.

Confie no seu potencial! Você consegue! Se reprovar, ao menos tenha a consciência de que você deu o seu melhor! E nunca desista dos seus objetivos!

Nunca desista dos seus objetivos, pois a persistência é a maior característica de um Vencedor!

Pensamento positivo, ânimo firme, fé inabalável e confiança na vitória!

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Duarte Jr) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Francisca (18/05/2012 às 16:14:24) IP: 189.114.91.32
ADOREI O CONTEÚDO CONTINUE ASSIM INCENTIVANDO AQUELES QUE POR ALGUM MOTIVO PENSAM EM DESISTIR!
ABRAÇOS
2) Graciely (26/05/2012 às 00:10:49) IP: 189.5.116.7
Adoro as dicas e comentarios..
abraços!!!
3) Daniela (17/06/2012 às 19:34:59) IP: 177.114.6.199
Parabéns, pelos comentários e dicas que foram muito uteis..
Abraços!!
4) Thayson (26/06/2012 às 02:26:25) IP: 177.47.40.140
Com certeza, dicas fundamentais e de extrema relevância, me sinto feliz por ter acesso a essa e tantas outras dicas de extrema importância, muito obrigado !
5) Giseli (16/08/2012 às 13:01:58) IP: 187.16.63.52
Muito obrigada, excelente dica, com certeza nos incentiva.
6) Kellen (16/08/2012 às 22:24:45) IP: 177.183.1.198
É quando achamos que estamos perdidos e não alcançaremos o objetivo, sempre aparece uma força, palavras fundamentais para eu alcançar o impossivel!!!
7) Edvar (23/08/2012 às 13:38:23) IP: 201.48.156.219
Estou na Batalha, não passei no VII exame, Penal estava "osso", mas no VIII eu passo, excelentes dicas.
8) Fábio (23/05/2013 às 10:16:38) IP: 177.121.131.122
MUITO BOM! EXCELENTES DICAS! COM CERTEZA VÃO ME AJUDAR MUITO! SABEREI APROVEITÁ-LAS!
9) Ana (20/08/2013 às 10:12:14) IP: 179.112.126.37
Parabens! Dicas de auta relevancia para a estima de quem acha que nao tem potencial para realizar o exame da OAB, ou qualquer concurso, essas dicas estimula o espirito e a vontade de estudar mais.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados