JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 E O DIREITO COMERCIAL


Autoria:

Lindomar Rodrigues De Oliveira


ADVOGADO : CIVIL, Família, Sucessões, Direito Imobiliário, Juizados Especiais estaduais e federais. PÓS-GRADUADO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL PELA FACULDADE DE DIREITO DAMÁSIO DE JESUS. MESTRANDO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS PELA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA - PORTUGAL.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIA DOS SÓCIOS DE SOCIEDADE EMPRESARIAL LIMITADA

Lavagem de dinheiro: Aspectos históricos e processo de branqueamento de capitais.

O CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL E A CLÁUSULA DE ELEIÇÃO DE FORO

A mudança no entendimento do Superior Tribunal de Justiça sobre a liberação de garantias de empresas em recuperação judicial

A exigência de certidão negativa de débito na recuperação judicial

Medida Provisória nº 517/10 - Inovação e Flexibilização das Regras para Emissão de Debêntures

A Prevenção à Lavagem de Dinheiro como paradigma à Anticorrupção

ASSOCIAÇÕES COOPERATIVAS SEGUNDO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA .

A TEORIA DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E SUA APLICAÇÃO À EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI

Golden Share

Mais artigos da área...

Resumo:

ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE DISCORRER EM BREVES LINHAS A ABORDAGEM DADA PELA CONSTITUIÇÃO SOBRE A ATIVIDADE EMPRESARIAL.

Texto enviado ao JurisWay em 09/01/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A constituição da República federativa do Brasil de 1988 deixa desnudado o papel do estado quanto ao comércio e a atividade empresarial. Quanto aos questionamentos que se tem suscitado em relação a ingerência do Estado nos negócios particulares. É facilmente perceptível a retirada, parcial, do Estado do exercício da atividade empresarial e a delegação de tais faculdades aos particulares, sendo pressuposto desta o “princípio do livre exercício de qualquer atividade econômica” (art. 170, paragrafo único), respeitando, é claro, as disposições legais atinentes a cada atividade e, não podendo ser contrário à lei, à ardem pública e aos bons costumes (art. 2º, 6.404/76).

O princípio da livre iniciativa é corolário de uma política que reconhece a primordial importância da atividade empresarial na “produção de bens e serviços necessários à vida das pessoas em sociedade[1]”, com esta reserva legal o Estado consolida o que era uma tendência mundial, se afasta do exercício da atividade econômica, e permanece como um ente regulador. Isto se dá pelo fato que ao Estado, cabe agora intervir por meios de normas que regem a atividade e a conduta do empreendedor privado, um exemplo desta intervenção reguladora é a Lei 8.884 que dispõe sobre a prevenção e repressão às condutas que colocam em risco os preceitos constitucionais[2].

Estas normas tem uma relação muito estreita com a Constituição Federal, sendo desta, como defende Washington Peluso, que o direito que regulamenta a atividade comercial retira o seu fundamento de validade e a efetivação das “normas fundamentais definidas pela Constituição”[3], e ainda afirma que o regulamento da atividade empresarial passa pelo crivo ideológico inserido na Constituição, afirmativa esta que tem seu embassamento constitucional no art. 170 do Constituição Federal de 1988.

Ao se falar em princípio da não intervenção, é importante salientar que o Estado, apesar de ser regido constitucionalmente por este prisma, reservou para si o exercício de atividades económicas que consideram de extrema relevância para o interesse coletivo e a segurança nacional (art. 173, CRFB/88).

Bibliografia

COELHO, Fábio Ulhoa, 1959.

Manual de direito comercial / Fábio Ulhoa Coelho – 14ª. ed. rev. e atual. de acordo com o novo código civil e alterações da LSA, e ampl. com estudo sobre o comercio eletrônico – São Paulo: Saraiva, 2003.

SOUZA, Washington Peluso Albino de, 1917 – Primeiras linhas do direito económico / Washignton Peluso Albino de Souza. – 6ª ed. – São Paulo: LTr, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Lei 6.404/76.v dispõe sobre as Sociedades Anônimas.

BRASIL. Lei 8.884/94. Dispõe sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica.


[1] Manual de direito comercial, p. 26.

[2] Lei 8.884/94, art. 1º: “esta Lei dispõe sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica, orientada pelos ditames constitucionais de liberdade de iniciativa, livre concorrência, função social da propriedade, defesa dos consumidores e repressão do abuso de poder econômico.” 

[3] Primeiras linhas do direito económico, p. 62.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Lindomar Rodrigues De Oliveira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados