JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Antes que a vida passe


Autoria:

Sabrina Rodrigues


Advogada, graduada em Direito pela PUC-MG, pós-graduada em Direito Civil pela Fundação Getúlio Vargas.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Esse artigo trata de uma reflexão sobre os vários caminhos que surgem diante da vida das pessoas, e como essa escolha pode influenciar o curso de uma vida inteira.

Texto enviado ao JurisWay em 14/09/2006.

Última edição/atualização em 14/03/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O ser humano é um ser de falta, que está sempre em busca de algo. Ele nunca está completo, e almeja alguma coisa ou possui um outro objetivo para que se sinta, no futuro, feliz e realizado.
 
Essa característica nos leva a dois pontos contrastantes: um positivo e outro negativo. Por um lado, a busca incessante por felicidade é um incentivo ao homem para ir sempre além, não acomodar e querer cada vez mais. Já, por outro lado, o homem nunca se sentirá feliz pois nunca se sentirá completo, e estará sempre angustiado por ainda não ter conseguido atingir o que ele acredita ser o ápice de sua felicidade; e assim, não perceberá o que alcançou e nunca valorizará o que tem.
 
O grande problema desse conflito é que precisamos conviver com ele, e saber dosar a exata medida para que esse impulso natural não atropele a realidade, e acabe fazendo com que o homem seja um eterno frustrado.
 
Bem, atualmente, sabemos que as pessoas associam a felicidade aos grandes projetos de vida, que garantam uma estabilidade financeira para si e para seus familiares, e assim, fazem desse projeto uma meta a ser alcançada, acreditando ser essa, a felicidade plena.
 
Ocorre que, para a concretização desse projeto, vislumbram-se dois caminhos: um é rápido e fácil, e o outro, é prolongado e, por vezes se mostra, bastante árduo. 
 
Alguns tentarão pelo caminho mais rápido e fácil, e essa será uma escolha potencialmente perigosa pois sabemos que não há recompensas sem trabalho e disciplina.
 
Essa escolha, na maior parte das vezes, envolve a criminalidade e atividades ilícitas, que, infelizmente sabemos, possuem retorno alto e rápido.
 
Entretanto, esse caminho gera uma estrutura construída em alicerces frágeis, que desmoronarão muito rapidamente, seja pela conduta do Estado, que reprime os que transgridem as leis, seja pelo próprio desenvolvimento da atividade ilícita, que poderá ocasionar a morte dos envolvidos.
 
Muitos, é bem verdade, nem chegam a optar por esse caminho, mas são levados pela falta de oportunidades e pela má distribuição de renda, que, no Brasil, atualmente, é um problema preocupante. Contudo, apesar desse outro aspecto, esse caminho não distingue a culpa e as razões dos envolvidos. E só há um destino, que impõe implacável ao final do percurso.
 
O outro caminho, difícil e mais longo, é o que se chama, propriamente, de projeto de vida. Esse caminho exige a montagem de um extenso cronograma, desenvolvido durante anos, para que a pessoa se prepare para alcançar aquilo que se propôs a atingir. Envolve estudo, raciocínio e dedicação da pessoa.
 
E, diferentemente do caminho rápido e fácil, este outro caminho apresenta três formas para percorrê-lo.
 
A primeira delas é uma maneira descomprometida, daquele que não efetivamente quis seguir esse caminho, mas foi induzido a percorrê-lo, seja pela cultura ou por imposição de terceiros, normalmente, os pais.
 
Pela falta de objetivo próprio, o induzido não chegará em lugar nenhum e não conseguirá atingir as metas, pois ele não terá a força de vontade necessária para isso, desperdiçará o tempo e não se empenhará.
 
E também não se importará com as conseqüências de seu descaso pois ninguém evolui sem realmente querer, e no caso, essa pessoa não quer nada a mais da sua vida, tornando-se, assim, mero espectador do tempo, aguardando, tranquilamente, que as coisas, por si só, aconteçam.
 
A segunda maneira é comprometida, oriunda de uma pessoa que, realmente, quer obter um resultado. Assim, ela se preparará e se empenhará para atingir seu objetivo.
 
Com a dedicação e a força de vontade, a pessoa conseguirá estruturar seu futuro e organizar a sua vida. Não será um feito majestoso, mas, uma vida essencialmente normal. Não haverá vultosas realizações, nem conquistas inéditas. O final dessa forma de trilhar o caminho difícil e mais longo é a estruturação de uma vida razoavelmente tranqüila.
 
A terceira e última forma de percorrer o caminho é a excessivamente comprometida. Nesta, a pessoa não se contenta em ser bom, mas almeja ser o melhor, o primeiro, o único.
 
E para isso, ela irá se dedicar ao máximo, se esforçar além dos limites, vencer a barreira do tempo e do cansaço para se tornar o maior destaque dentro da área que pretendeu seguir.
 
O excessivamente comprometido terá um sucesso sem tamanho, toda a riqueza e os luxos um dia sonhados. Irá, também, ter responsabilidades mil, condizentes com um “cargo” de tanta importância. Será uma figura notória, de conquistas e vitórias invejáveis. A sua vida, com certeza, terá o mais elevado nível de prestígio.
 
Analisando as maneiras se trilhar o caminho difícil e mais longo, temos a impressão de que a terceira é a mais acertada, e, na verdade queríamos ser excessivamente comprometidos para os sermos os melhores e gozarmos de uma vida privilegiada.
 
Contudo algumas considerações deverão ser feitas.
 
Quando chegar ao final dessa longa caminhada, a pergunta que se fará é: terá valido a pena? Será que todo o esforço foi realmente recompensado?
 
Certamente baterá a dúvida se todo o sucesso, o prestígio, o dinheiro e a alta posição social compensam, se, para essa conquista, foi necessário que a pessoa se esquecesse de viver, abdicando de momentos que não voltam mais.
 
Nesse intervalo de indagações e dúvidas, aquele que atingiu o sucesso pleno se olhará no espelho e perceberá que o tempo passou e que ele envelheceu, que não teve tempo para fazer nada por si mesmo, não cuidou da sua saúde, do seu corpo e nem da sua aparência.
 
Olhará em volta, e perceberá que seu companheiro também envelheceu, e que, estranhamente, não sabe como fluiu todo esse tempo. Terá a consciência de que não esteve presente nos momentos mais importantes, que não deu a força necessária nas situações mais difíceis, que não foi companheiro, que não deu atenção nem amor. E hoje percebe o quanto está alheio a sua relação, que o sentimento foi esvaziado, e que se a união persiste é pela força do costume, pois nada foi feito de sua parte para cultivar o sentimento.
 
Olhará para os seus pais, que estão mais velhos ainda, ou que, às vezes, nem se encontram mais aqui e constatará que não deu atenção e o carinho que eles mereciam, que não teve tempo para ouvir os seus conselhos, que hoje fazem tanta falta, que não disse, embora sentisse, o quanto os amava. E entende que, agora, já não há mais palavras a serem ditas para encobrir tamanha omissão.
 
Olhará ainda para os seus filhos, e não entenderá como eles cresceram tão rapidamente. Não entenderá onde estava quando eles ainda eram bem pequenos e que ainda precisavam do seu apoio. Verificará que não esteve presente quando eles ainda faziam questão de sua presença nas apresentações da escola e nos campeonatos esportivos, e que estava ocupado demais tentando garantir o futuro deles, quando era interrompido por alguma brincadeira infantil. Saberá que nunca escutou os seus medos e angústias, e que é um pouco tarde para exigir deles confiança. Na verdade, deixou que se tornasse um estranho para eles.
 
Em lado totalmente oposto, perceberá também, que não há mais objetivo a ser alcançado, e que nenhum sentido resta para seguir em frente. O dinheiro, que antes representava solução de todos os problemas, hoje não lhe traz tantos benefícios porque não há mais aquela vontade de ter alguma coisa. O dinheiro não poderá comprar alguns anos de volta.
 
E de repente perceberá o equívoco de ter elaborado tão mal seu projeto de vida, e como pôde deixar a vida passar sem tê-la vivido intensamente. Entenderá, agora, que todo o sucesso, o prestígio e o luxo que teve e que pôde proporcionar aos seus, não garantem a felicidade plena, e que não foram capazes de suprir a sua falta. No fim dessa caminhada constatará que deixou de viver aqueles momentos tão simples e tão especiais e hoje não se sente vitorioso, e sabe que, no íntimo, se tornou uma pessoa fria, distante, nervosa, impaciente e estressada.
 
Nem mesmo o pensamento de que essa escolha foi tomada justamente para garantir uma vida perfeita para você e os seus irá confortá-lo, e, exatamente nesse momento, terá certeza de que essa escolha não foi a mais acertada.
 
Então o que fazer? Como proceder? O que buscar?
 
Bem, infelizmente não há uma fórmula miraculosa que garanta a felicidade. E por isso é muito importante que a pessoa saiba que a felicidade não funciona como uma meta que, um dia, será atingida.
 
A felicidade está em cada momento que vivemos, em cada dia que passamos e que temos uma boa sensação, está na convivência próxima com os familiares e amigos que gostamos, num sorriso, numa viagem, numa festa, numa noite, num dia comum.
 
Não poderíamos deixar de falar que a felicidade também se dá em virtude da conquista pessoal e da realização profissional. Mas estejamos atentos para que as nossas vidas não sejam relegadas a um segundo plano por termos colocado o trabalho na frente de tudo, inclusive de nós mesmos, ainda que de forma inconsciente.
 
Como a tendência da própria natureza é busca do equilíbrio, com as pessoas não poderia ser diferente. O equilíbrio é a chave de todo esse mistério. É no equilíbrio que se concentram as maiores virtudes.
 
O equilíbrio pondera a ausência e a presença, a dedicação profissional e afeto familiar, a impaciência e a calma, a omissão e a atitude, o esforço e recompensa.
 
Estejamos certos que o que realmente importa é o hoje, e viver intensamente cada dia enquanto ainda estivermos aqui.
 
E hoje, se alguém me perguntar qual seria a minha escolha, eu diria, sem medo de errar, que optaria pelo caminho difícil e mais longo, mas apenas de forma comprometida. Nesta opção é que o equilíbrio está presente,  tornando possível tanto a minha realização pessoal, quanto profissional, não me esquecendo de viver cada dia como se fosse o último.
 
Às pessoas, somente uma dica: não busquem a felicidade. Sejam felizes, hoje, amanhã e sempre.


Leia também o artigo Amanhã pode ser tarde
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Sabrina Rodrigues) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Wpontes (03/07/2009 às 22:23:14) IP: 201.67.85.172
VC filosofou, além das minhas expectativas. Contudo, percebi que este texto trouxe-me pés-no-chão e calmaria, porque vivo todo contexto da expressão deste ensinamento. Após a leitura, percebi que a vida é muito mais grandiosa do que nossos pensamentos, foi o que VC retratou. Sabrina, vc foi muito feliz em seu LEGADO, ABRAÇOS! Eu e outras pessoas estamos à espera de seus textos.
2) Josicleide Menezes R. De Oliveira (18/07/2009 às 10:27:30) IP: 201.86.156.6
Parabéns pelo excelente conteúdo do texto. Conheço, na vida prática, pessoas muito bem sucedidas financeiramente e profissionalmente que não têm felicidade pessoal justamente por ter escolhido o caminho da alienação no trabalho, no estudo e na busca incessante por algo que nunca chega. "Não há caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho".
3) Queriateconhecer (18/07/2009 às 13:52:08) IP: 189.58.210.80
Bonita e inteligente
4) Lourdes 18/07/2009 (18/07/2009 às 15:18:11) IP: 189.76.222.2
Realmente muito bom!!! Amei o texto... bjos!!!
5) Edmir (18/07/2009 às 16:29:39) IP: 189.52.126.246
Concordo plenamente com o que foi escito. Todo ser humano deveria nao somente ler isso bem como colocar em pratica.Certamente a sociedade de forma geral seria totalmente diferente,aconchegante,bem mais valorizada e consequentemente, mais humana.
um abraçao a todos..
6) Aluxteix (18/07/2009 às 18:51:32) IP: 201.56.90.67
Esse é o segredo: ser feliz regularmente. Concordo plenamente que, se não nos policiarmos, seremos escravos do comodismo ou do nosso projeto de vida.
7) Carolina (18/07/2009 às 19:07:57) IP: 189.10.104.10
O bom seria se existisse uma cartilha pronta para nos orientar. Ou saímos a luta, ou ficamos de braços cruzados vendo a vida passar. Temos que ter equilíbrio em todas situações: fazer nossas conjecturas e não deixar o medo nos inviabilizar, e viver intensamente cada momento!...
8) Celso (18/07/2009 às 19:50:23) IP: 201.67.245.3
Valeu Sabrina. É isso aí!!!
"Ser Feliz é mais importante que ser importante".
9) Lori (18/07/2009 às 20:13:58) IP: 189.5.50.42
Simplesmente maravilhoso!!!! Parabéns!
10) Gogo (18/07/2009 às 21:34:12) IP: 187.14.184.233
De fato vc tem toda razao do mundo, porem como se traçar metas quando ñ se tem o que comer, o minimo necessario p/sobreviver.O aparelho ideologico é o meio pelo qual se exerçe dominaçao , oprimindo os menos afortunados, de modo que nem ao menos permite.os esboçar reaçao, contudo, sigamos em frente, pois o texto em tela remete.nos a uma bela oportunidade de crescermos como individuos e de contribuir para o bem estar social.
11) Franco (18/07/2009 às 22:22:12) IP: 189.62.228.58
Muito bom.
Parabéns
12) Manoel Salustiano (18/07/2009 às 22:47:50) IP: 201.24.143.114
parabens vc. é muito sabia
13) Altair (19/07/2009 às 11:21:03) IP: 200.206.220.239
Bom tudo que foi dito é expressão da verdade,pois é o que me tornei, a procura de conforto,para os meus,que já nem mais sei qual o ponto de equilibrio.Só sei q m tornei seco,egoista e talvez hoje,até sem objetivos. Parabéns pelas palavras.
14) Maury Gomes De Souza (19/07/2009 às 11:32:04) IP: 189.48.141.112
excelente.
15) Thalles Medeiros (19/07/2009 às 12:14:12) IP: 189.124.207.102
Interessante seu texto, meus parabéns, realmente vou seguir o seu racíocinio brilhante, vou continuar me esforçando nas minhas realizações profissionais, porém, não vou deixar de viver intensamente a minha família, meus amigos, meu amor e outras coisas prazerosas da vida. Excelente!
16) Adri (19/07/2009 às 12:37:07) IP: 200.165.13.78
Este texto me deixou triste , mais vc vai entender o porque.Deixei de lado toda felicidade os prazeres da adolescencia fui uma pessoa muito radical . Hoje lendo este artigo passou todo filme da minha vida. Hoje seria tudo diferente.
me tornei uma pessoa timida sem amigos olho em volta nao encontro ninguem para dar um passeio, tomar um sorvete ir ao shop , tenho que ficar implorando um ou outro.
sempre gostei de ser independente ,hoje quero ajuda uma companhia e nao tenho. mais isso vai mudar.
17) Lucas Testa (19/07/2009 às 13:44:14) IP: 189.117.179.196
Parabéns, realmente passamos a vida em busca de algo, cada vez, que conseguimos este "algo" partimos em busca do próximo. Até quando? qual o limite?, no fim, "o que levamos da vida, é a vida que a gente leva...".
18) Raymundo Filho (19/07/2009 às 14:39:40) IP: 201.12.62.18
O homem deve manter-se em equilúbrio consigo mesmo e com tudo o que está em sua volta. Ser triste ao extremo ou ser feliz ao estremo são características doentias. Sejamos equilibrados e vivamos bem.
19) João Da Cruz Filho E-mail Joaocruzfi@hotmail.com (19/07/2009 às 17:16:26) IP: 189.12.0.23
Ao meu sentir, a Sabrina Rodrigues, com seu altissimo talento intelectual, mostrou com clareza, como devemos administrar, com eficiência e eficácia a nossa qualidade de vida.
20) Rosi (19/07/2009 às 21:44:19) IP: 201.82.255.202
Nossa é maravilhoso!!!
Sem dúvida é excelente Sabrina Rodrigues, você foi de uma sabedoria Divina mesmo.
Parabèns.
Rosi
21) Rosimara Mariano (19/07/2009 às 21:52:01) IP: 201.82.255.202
Excelente!!!
22) Max (20/07/2009 às 09:33:39) IP: 189.77.15.1
Palvras sábias e sinceras, digna de uma pessoa que sabe o que é viver e ser feliz.
23) Magna (20/07/2009 às 09:40:25) IP: 201.9.135.198
gostaria quer a juventude, refretissem um pouco neste texto maravilhoso parabens
24) Lu (20/07/2009 às 10:17:14) IP: 201.83.159.171
Parabéns pelo texto!
Faz com que pensamos melhor nas coisas da vida.
Adorei!
25) Jclovis (20/07/2009 às 10:31:02) IP: 189.100.195.91
Gostei imensamente! Vc foi iluminada; sempre vou procurar
ler seus textos, mas depois do que li, será que é preciso?
Acho que aprendi muiiiiiiito. Parabéns! Continue escrevendo!
26) Nice Soares (20/07/2009 às 12:58:37) IP: 200.157.155.114
As pessoas hoje são muito materialistas e só veem a felicidade nas cobnquistas financeiras e profissionais, esquecendo o lado a família eos que os amam. Tenho certeza que esse texto fez muitas pessoas refletirem enquanto o liam. Parabéns.
27) Amaury Carlos (20/07/2009 às 17:22:30) IP: 201.67.124.154
É realmente desta maneira que o homem tem se comportado.
Sem traçar metas e querendo vencer a qualquer custo.
Mas o preço é muito alto. Achei maravilhoso.
O homem quer fazer as coisas segundo a sua vontade, não sabendo ele que tudo acontece segundo os propósitos de Deus.
28) Edinete (20/07/2009 às 17:48:28) IP: 201.45.88.90
fenomenal!!!
29) Odair Horn (20/07/2009 às 19:30:15) IP: 200.252.54.69
COMO QUERIA TER LIDO TUDO ISSO A ANOS ATRAS, MINHA VIDA SERIA OUTRA.
30) Sandra Braga (20/07/2009 às 21:30:02) IP: 201.34.35.203
Excelente Artigo!
31) Sãozinha Nascimento (22/07/2009 às 01:15:10) IP: 189.12.29.163
Muito interessante,maravilhoso e verdadeiro.
Realmente,precisamos parar e refletir sobre nossas vidas.
Parabéns....
32) Maria Allencar (22/07/2009 às 11:17:25) IP: 201.88.234.223
Um texto maravilhoso, que veio acalhar perfeitamente às minhas dúvidas quanto ao futuro profissional. Mas, de uma coisa não tenho dúvida quanto à minha felicidade pessoal e de minha família, isso não tem preço. E, é justamente por isso, que vivo cada minuto de minha vida como se fosse o último, e indubitavelmente sou muito feliz! Parabéns pelo texto, pois merece ser lido e relido com todas as letras! Abraços, e muita felicidade em sua vida!
33) Lucélio (23/07/2009 às 13:46:58) IP: 187.20.154.235
Muito bom Sabrina , Parabéns !
34) Eugenio (26/07/2009 às 14:43:07) IP: 189.108.12.106
É, muito bem Sabrina!
Isso mesmo, concordo com você.
Parabéns pelo desenvolvimemto e
pelo incentivo
espero parar de viver assim longe minha familia e
compartilhar os momentos felizes deles comigo Deus abençoe
35) Aguinaldo De Lima Rodrigues (27/07/2009 às 23:19:43) IP: 189.118.109.37
Sabrina, você foi genial em suas palavras. Que bom. Parabéns. Deus abençoe a todos nós.
36) Balada (03/08/2009 às 15:54:37) IP: 200.216.236.2
Magnifico artigo.
Parabéns!
37) Nayara Costa (03/08/2009 às 20:28:05) IP: 201.62.222.248
Eu penso e repenso sobre esse texto todos os dias na minha vida.
O certo na vida é dosá-la.
38) Lú (20/08/2009 às 15:42:03) IP: 187.13.141.116
Texto Maravilhoso!!!
bj
39) Cristiano Mendes (25/08/2009 às 15:27:42) IP: 187.6.104.175
>>>>>>>> Poderia eu dizer que amei..........
mas por não pular nem uma virlula. ao ler de um mode vibrente,
a pensar e repesar, meus segundos , meus minutos ,,,,,,, e sentir um novo estante..............e saber que não exeste pessoas intiferentes..................
do modo de pensar........
............bom parabens...............
exelente artigo.........
40) Fátima Db (29/08/2009 às 16:31:28) IP: 201.74.78.212
Esse texto é perfeito nos retrata a valorização da vida de uma forma completa ...parabéns
41) Franco (30/08/2009 às 22:18:32) IP: 201.1.138.131
É o que eu estava precisando.
mto bom
42) Claudia (08/09/2009 às 21:40:38) IP: 189.11.240.109
É MUITO PODER LER UM TEXTO TÃO EDIFICANTE, QUE DEUS TE ABENÇOE.
43) Alessandro (19/09/2009 às 10:21:06) IP: 200.97.101.35
Que Deus te abençoe em tudo e seja sempre assim como tens sido uma benção para as pessoas que visitam esse site amei e serviu muito pra mim. Bjos fica com Deus e tudo de boooooooooooooooooooooooooooommmmmmmmmm
44) Luizajane (30/09/2009 às 22:09:21) IP: 187.62.105.7
Mais uma vez me surpreendendo, passo então a ser fãzona de seus PRECIOSOS artigos. Parabéns e obrigada é o mínimo que posso dizer porque muito mais você merece por enriquecer a vida de seus leitores a cada tema. Sabrina, voce é D+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
45) Karolyne (15/10/2009 às 20:23:26) IP: 189.58.75.121
EU LI ESSE TEXTO NA HORA CERTA, OBRIGADA, FOI MUITO BOM, ELE FALA DA NOSSA REALIDADE, PRECISAMOS MESMO VIVER CADA DIA DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL.
BJSSS
46) Djavur (19/10/2009 às 20:34:52) IP: 201.29.233.55
Achei massa !sua mensagem de reflexão.
Eu sou um testemunho vivo de que,não vale a pena querer super...
Nós temos que ser realmente equilibrados para poder viver uma vida de qualidade e não de quantidade.
Nós temos que nos avaliar pelo que somos e não pelo aquilo que temos....
Pois tudo é passageiro e o vento leva...
47) Narcélio (30/10/2009 às 12:31:27) IP: 201.30.60.20
Amei seu artigo...

Parabéns Sabrina!!!
48) Laerte Antonio Dulce (04/11/2009 às 14:58:47) IP: 189.35.157.138
fiquei feliz ao ler o seu artigo, visto que, com tantas besteiras que vemos hoje em dia, na imprensa escrita, falada e televisada, é supreendente e gratificante ler um texto tão rico sobre a conduta do ser humano.
49) Domlegiao (04/11/2009 às 18:18:40) IP: 201.24.112.208
boa tarde...
Parabéns pelo artigo, gostei, todos precisamos refletir e planejar com Certos cuidados a nossa caminhada.

att.
Domlegiao.
50) Ricardo Farias (14/11/2009 às 02:06:18) IP: 200.164.21.69
Sabrina, achei muito proveitoso o texto. Irei usá-lo, com vossa permissão, em minha jornada de vida. Parabéns pela preciosa motivação de vida!!
51) Sandra Araujo (13/12/2009 às 18:08:24) IP: 200.164.2.98
QUE PALAVRAS INCENTIVADORAS PARA A VALORIZAÇÃO DOS NOSSOS MOMENTOS COTIDIANOS! VIVEMOS MOMENTOS TÃO FRENÉTICOS QUE NÃO NOS DAMOS CONTA DA IMPORTÂNCIA DA VIDA QUE SE ESVAE NO TEMPO, SEM NOS IMPORTARMOS AOS DETALHES, AO QUE DE FATO DEVEMOS PRIMAR!
PARABÉNS.
52) Marlene Rodrigues. (19/12/2009 às 16:08:52) IP: 189.25.91.171
Sabrina, parabéns pelo conteúdo da matéria!!!
Mas, sem querer ser a dona da verdade, creio que aquele que tem Deus em sua vida, tem sabedoria para sonhar, realizar e viver feliz um dia de cada vez...
SER FELIZ É TER UM CASO DE AMOR COM A PRÓPRIA VIDA!!! DEUS É AMOR!!!
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO ABENÇOADO P/TI!!!
Forte abraço e bjss
53) Demetro Rodrigo (13/01/2010 às 21:41:06) IP: 189.31.37.75
Seu conceito de felicidade, não me é estranho, é o mesmo que sinto e tento passar para os meus semelhantes. também é o mesmo pregado pela logosofia.
54) Genice Silva (18/01/2010 às 16:23:46) IP: 187.24.142.3
amei sua matéria!saiba que me fez refletir ainda mais sobre a profissão a seguir.Tenho filhos e adoro curti-los
Minha família é tudo.Com ela ganho forças para não desistir.beijos.
55) Paulo (04/05/2010 às 17:04:25) IP: 189.7.248.198
Vivemos ligeiramente em busca de realizações do aqui e agora esquecemos de nossos desejos intrinsecos de construirmos bases consistentes e cediças, julgamos e somos julgados mais se torna inprescindivel destacar que o único caminho é jesus cristo e somente nele e em seus ensinamentos podemos ser felizes, caros leitores leia a biblia a palavra de Deus e seja uma nova criatura , busque a Deus agora enquanto se pode achar e ele satisfara o desejo de teu coração e você sera grandiosamente feliz. ;D
56) Cynthia (25/03/2011 às 21:50:00) IP: 187.24.131.241
Excelente texto. Muito bem escrito e muito real.
Parabéns!
57) Jefferson (27/03/2011 às 07:40:57) IP: 187.57.96.153
Tudo que passamos é culpa do capitalismo.Quando criança aprendemos nas escolas e nos próprios lares com nossos pais que para sermos alguém na vida, temos que dar o Maximo de si.Más esquecemos do mais importante que é amar e ser amado.
58) Vanilda (30/03/2011 às 13:28:37) IP: 189.123.218.149
PARABÉNS!!! O texto é maravilhoso! Sábias palavras ditas em uma linguagem clara, cativante e mto interessante. Não consegui parar de ler enquanto não chegou a fim. Deus Te abençoe por compartilhar seu talento e sabedoria.
59) Rodolfo (08/09/2011 às 14:17:13) IP: 189.61.131.8
teste


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados