JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

o exame da ordem e o candidato


Autoria:

Lucio Correa Cassilla


Advogado graduado pela PUC/MG com mobilidade na Universidade de Coimbra, especialista em Ciências Criminais, doutorando em Direito pela UMSA/Argentina e Pedagogo. Sócio do escritório CRC Sociedade de Advogados. www.crcadv.com.br

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

DIREITO DOS DEFICIENTES INEFICAZ
Direitos Humanos

DIREITO DO IDOSO INEFICAZ
Direito dos Idosos

CASAMENTO HOMOSSEXUAL
Direito Constitucional

HOMENAGEM AOS DEFICIENTES COM SINDROME DE DOWN
Desenvolvimento Pessoal

DIREITO PENAL OU DIREITO CRIMINAL?
Direito Penal

Mais artigos...

Resumo:

perfil dos candidatos ao exame da ordem e a importancia deste exame na carreira de advogado

Texto enviado ao JurisWay em 05/12/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A prova da OAB e seus candidatos Via de regra, candidatos do exame da ordem dos advogados são de dois tipos: aqueles que se mataram de estudar e aqueles que nem abriram o livro. Os que se mataram de estudar se subdividem entre os que vão passar agora e os que passarão na próxima prova. Passar na próxima pode ser: ou por falta de sorte, já que a matéria a ser estudada é imensa em quantidade, nunca se sabe tudo de tudo e as questões da prova versavam exatamente sobre temas que o estudioso não dominava ainda; ou, apesar de ter conhecimentos necessários, não soube administrar tempo, nervosismo ou os dois. A falta de sorte pode ser por dificuldades extrínsecas. O candidato pode ficar com aquela dor de barriga, logo após o início do exame. Infelizmente, não dá pra levar a prova ao banheiro. Tem aqueles que se mataram de estudar, mas fazem questão de dizer a todos que não estudaram nada. Essa atitude ajuda a aliviar a responsabilidade social e familiar, caso dê azar no exame. De qualquer forma, a prova é difícil realmente, mas a divisão dos que se mataram de estudar cedo ou breve lograrão êxito. O curioso na categoria dos que nem abriram o livro, fica por conta daqueles que, mesmo assim, passam na prova. Ou são daqueles seres iluminados - não conheço nenhum - ou tiraram muito proveito do curso de Direito que faziam. Boa instituição de ensino, aluno autodidata, convívio familiar ou profissional intenso e adequado na área jurídica, são fortes fatores que, certamente, precisam ser somados para esse tipo de sucesso (passar na prova sem se matar de estudar). O exame da OAB realmente é difícil, tem uma série de falhas, mas não é impossível. Exige do candidato a advogado muito menos do que exigirá o cliente que o procurará para a defesa de seus interesses. A vida profissional do advogado atuante cobra preparo e conhecimento deste muito mais intenso que o exame espera dos candidatos. Quem questiona a validade do exame da ordem é porque não conhece o esforço diário que o bom advogado desfere em ampliar, aprofundar seus conhecimentos. A carteira da sala de prova só tem um lado. É o candidato contra si mesmo. Entretanto, nas discussões judiciais, há vários interesses, sendo defendidos por diferentes profissionais; há um juiz que deverá optar por apenas uma das teses; há clientes para dar satisfação; há despesas a serem quitadas; há dificuldades diversas a serem ultrapassadas e, principalmente, há reconhecimento profissional a ser alcançado. O exame da OAB não é a maior barreira a ser transponida por quem opta pela carreira jurídica de advogado é apenas uma destas barreiras, um importante momento que dá ao bacharel noção do que virá pela frente. Estudar sempre será um fardo, ou uma benção que o profissional do direito carregará com sigo. Minha sugestão para quem optou pelas ciências jurídicas é: mate-se de estudar, antes da prova e depois desta. Lúcio Corrêa CASSILLA Pedagogo e Advogado cassilla@uol.com.br
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Lucio Correa Cassilla) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Antonio (25/06/2013 às 22:06:48) IP: 186.227.50.34
É justamente por isso que não há necessidade da prova para advogar, entendo que um estágio de aproximadamente 18 a 24 meses mediante avaliações de profissionais da área bastaria, como é feito na medicina. já dizia um professor meu do ensino médio: a prova não prova nada.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados