JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

DEVIR DOS DIREITOS HUMANOS II


Autoria:

Sérgio Luiz Da Silva De Abreu


Advogado, Graduação - UFRJ, Mestre em Ciências Jurídicas- PUC-Rio, Especialista em Advocacia Trabalhista - OAB/UFRJ, e em Direito Processual Civil - UNESA, Membro Efetivo do IAB, Associação dos Constitucionalistas Democratas, Prêmio Jubileu de Roma.

Endereço: R. Cel.josé Justino , 229
Bairro: Centro

São Lourenço - MG
37470-000


envie um e-mail para este autor

Resumo:

O artigo dá continuidade ao Devir dos Direitos Humanos do Pós-Guerra. O legado do grande conflito e sua influência determinante na produção do direito internacional dos direitos humanos.

Texto enviado ao JurisWay em 02/11/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

DEVIR DOS DIREITOS HUMANOS II

 

A primeira Grande Guerra Mundial eclodiu em função de uma série de questões internacionais de ordem político-econômicas enraizadas em processos históricos que foram sendo sedimentados num contexto cuja superação das contradições não foi possível no plano diplomático resultando desse impasse a deflagração do primeiro conflito armado de dimensões internacionais.

 

O que adveio desse nebuloso período entre guerras foram regimes autoritários disseminados na Europa protagonizados pelo nazi-fascismo que fez metástase em outros continentes. Artistas e Intelectuais denunciaram a Hidra e lutavam contra a letargia daqueles que mal tinham acordado do pesadelo da primeira grande guerra mundial. Naquele tempo, a violação dos direitos humanos, a negação do direito a diferença, a censura, a intolerância religiosa, a discriminação racial, a intolerância ideológica foram os nutrientes de um programa que enfatizava o individualismo e a indiferença, o desprezo ao outro. Tudo estava centrado na eleição do inimigo responsável por todas as questões, principalmente as de ordem econômica que aprofundavam a crise social, especialmente na Alemanha e na Itália. A síntese de um dos aspectos do nazi-fascismo era a perspectiva ególatra de vida muito bem traduzida nessa passagem onde Jean-Baptiste Clamence , personagem central do livro “A Queda” Albert Camus: “Nunca me lembrei senão de mim mesmo” ... “Nunca me preocupei com os grandes problemas”... “Eu vivia intensamente e num livre abandono à felicidade”.  

 

Para compreender o lastro principiológico que orientou toda a nova gramática dos direitos humanos a partir da Segunda Grande Guerra Mundial, é imprescindível a leitura atenta aos termos do Preâmbulo da Carta das Nações Unidas.

É de fundamental importância para que se possa aquinhoar da melhor hermenêutica dos Direitos Humanos cotejo dos Preâmbulos tanto da Carta das Nações Unidas quanto da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

Toda a produção do arsenal jurídico internacional dos direitos humanos do pós-guerra está irradiada nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Arquitetura Internacional dos Direitos Humanos enfeixa um conjunto de normas internacionais responsáveis pelo adensamento da cultura dos direitos humanos. Enfim, o Estado não poderia mais arrefecer as demandas da sociedade civil, que após a trágica experiência dos conflitos internacionais estava convencida da necessidade imperiosa de estabelecer o parâmetro inegociável da dignidade da pessoa humana e que tal princípio fundante dos direitos humanos  não fosse negligenciado em favor de nenhum outro.

 


 

Os percalços alcançados pelo debate jurídico-político produziram um rico diálogo entre as diversas áreas do pensamento ocupadas com a epistemológia dos direitos humanos. A perspectiva do positivismo normativista de Hans Kelsen não é suficiente para comportar a dimensão ontológica e deontológica dos direitos humanos. Outras perspectivas pertencentes a diversas escolas de pensamento construíram um espaço para crítica-reflexiva acerca dos direitos da pessoa humana.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Sérgio Luiz Da Silva De Abreu) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Eliseu (11/11/2011 às 14:40:07) IP: 189.32.245.34
Olá.

Boa matéria.
Só acho incrivel que em pleno Séc.XXI algumas pessoas
Sejam privadas desse direito fundamental.
E sejam torturadas fisica e psicologicamente por seus algozes....sem nenhuma chance de defesa....

Eliseu Rosa.

Sorocaba-SP.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados