JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O livro: O Crime do Restaurante Chinês de Boris Fausto


Autoria:

Fernanda Bueno Penha


Professora e escritora, participante ativa de artigos científicos e projetos de pesquisa pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O livro: O Crime do Restaurante Chinês de Boris Fausto narra um assassinato, que abalou São Paulo em 1938, com repercussões nos anos seguintes, analisado o crime e nesse mesmo contexto histórico o Carnaval e a Copa do Mundo de Futebol.

Texto enviado ao JurisWay em 13/07/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

     O livro: O Crime do Restaurante Chinês nos mostra uma visão ampla e contextualizada sobre o acontecimento que abalou e gerou intensa repercussão social na cidade de São Paulo no ano de 1938. Visto como uma verdadeira chacina, um crime hediondo, bárbaro , nórdido, horripilante, horrendo, o assassinato do casal chinês Ho-Fung e Maria Akiau e mais dois empregados do referido estabelecimento.

     Observado sob a ótica jurídico policial a investigação e acusação sofreram tamanha influência dos meios de comunicação que propiciaram o pré julgamento de Arias de Oliveira ,um negro jovem, ex empregado do restaurante chinês, demonstrando o racismo, a desigualdade socia e o descaso com a população imigrante, visto que Arias de Oliveira permanece, como expresso na obra, 4 anos a espera do julgamento ( observamos o preconceito racial e a falta de valorações morais,humanas, em detrimento da desorganização do sistema carcerário e a excessiva burocracia, enquanto que os direitos humanos são degradados dentro da prisão, desmotivando e fazendo pessoas infelizes, traumatizadas e marginalizadas as vezes injustamente). 

     A sentença penal  e a absolvição de Arias, com ênfase na falta de provas ressaltado pelo advogado de defesa. Em que predomina o sensacionalismo da televisão brasileira e demais meios de comunicação, prejudicando o andamento processual, analisando  a poderosa arma da imprensa, o seu poderio no papel de culpabilidade de determinados delitos comoventes e chocantes, que trazem a perplexidade generalizada, influenciando por conseguinte o Juri Popular;  tais argumentos bem destacados pelo ilustre advogado de defesa.

   Seguindo as características do perfil do infrator, do esteriótipo do delinquente , daquele que comete um ação desviante, temos como reflexo a Escola Positivista ,tão mencionada na obra de Boris Fausto, que relata determinantes físicos e mentais do suposto assassino, e a interpretação indutiva- empírica, concreta, atentando as causas sociais, ao meio em que o indivídio está inserido.

   O desfecho se dá em relação a absolvição do negro Arias, um fato curioso trazido a nossa reflexão é o exposto por ter sido um assassinato de um casal chinês ,visto que estes imigrantes possuiam uma certa desqualificação,atitude preconceituosa da sociedade brasileira nesta época, inveja, ganância, mostrando- os como trabalhadores marginalizados, buscando melhores condições de vida na cidade de São Paulo, em citado período de grande revolta, conflitos mundiais e contextos amplos e diversificados ( Carnaval, Copa do Mundo, Segunda Guerra Mundial, a intensa migração de chineses, italianos, japoneses, nordestinos e nortistas para SP, o crescimento populacional, a urbanização e o Governo Getulista )  em que  a obra é narrada.

   A obra traz anseios , questionamentos, indagações a respeito se esta refere- se a um romance policial ou a um livro de história do Brasil. A confissão era uma prova de valor  absoluto ou relativo? Os aspectos psicológicos afetam o condicionamento racional até que ponto? Relacionando a análise antropopsiquiátrica que envolve um conjunto de fatores, estímulos ,reações, pertubações e a personalidade do indivíduo que interligam critérios de criminalidade, como por exemplo a onicofagia" hábito de roer unhas" como sendo uma predisposição de ansiedade, insegurança e cometimento de crimes pela constante instabilidade mostrada.

      Os positivistas defendiam a tese da extinção do Juri Popular, por falta de técnica, em que advogados talentosos possuem o poder de manipular o sentimentalismo dos jurados e a  não necessidade de fixação de um limite de idade para atribuição de responsabilidade, em que observamos a destreza e minuciosidade desta digníssima obra de Boris Fausto.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fernanda Bueno Penha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados