JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Controle de Constitucionalidade acerca do repasse da quota constitucional de ICMS do Município de Teresina para o Município desmembrado Nazária do Piauí à luz da Constituição Federal.


Autoria:

Thales Cruz Sousa


Advogado; Pós-Graduando em Advocacia e Direito Municipal - Escola Superior de Advocacia do Piauí - ESAPI

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Trata-se o presente artigo do estudo de caso referente ao repasse do ICMS do Município de Teresina para o Município de Nazária do Piauí, haja vista que este fora desmembrado e depende economicamente de recursos advindos do Município-tronco.

Texto enviado ao JurisWay em 30/04/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

I – Introdução

 

Em meio às dificuldades financeiras encontradas pelos Municípios brasileiros, não diferente o Município de Teresina possui sua dotação orçamentária limitada e após o desmembramento do Município de Nazária do Piauí, passou enfrentar um impasse financeiro que está sendo resolvido pelos trâmites judiciais.

 No caso em comento, o Município de Nazária ajuizou ação de revisão do índice de ICMS em face do Tribunal de Contas estadual e do Estado do Piauí, uma vez que não concordava com o cálculo de repasse aplicado pelo Estado, nos termos da Lei Complementar estadual n.5.001/98, na qual se estabeleceu que o Tribunal de Contas estadual seria competente para informar o índice do repasse do ICMS. O Município de Teresina foi arrolado como litisconsorte passivo, tendo em vista que o Município de Nazária foi desmembrado daquele e qualquer decisão judicial iria interferir na esfera jurídica do referido Município.

 Passou então a interferência do Poder Judiciário a fim de instituir o cálculo do ICMS a ser repassado ao Município de Nazária, posto que existe um conflito entre a Lei Complementar Estadual n.5001/98 e a Constituição Federal. Então, buscar-se-á uma maneira de como resolver tal objeção.

 Não se pode olvidar que o Município de Nazária ao ser desmembrado do Município de Teresina deve receber apoio deste, principalmente financeiro, todavia sabe-se que a Constituição Federal disciplina sobre normas tributárias e em especial sobre o orçamento de seus entes (União, Estados, Municípios e DF), de forma concorrente os Estados possuem competência legislativa plena em caso de não haver lei federal disciplinando tais normas.

 Porém, no caso em questão, ao ser disciplinado o índice do repasse do ICMS através da Lei Complementar Estadual n.5001/98, deixou de ser observado que havia norma Constitucional tratando à respeito, restando, pois, totalmente inconstitucional a LC estadual citada, por afronta a Carta Magna.

 Sendo assim, não há dúvida quanto à aplicação da inconstitucionalidade dos artigos da Lei Complementar Estadual, sendo viável a utilização da Ação Direta de Inconstitucionalidade para efetivar tal medida.

 

II - Vício Material da Lei Complementar 5.001/98

No caso em comento busca-se declarar a inconstitucionalidade da Lei Estadual do Piauí nº 5.001/98, que padece de um vício de inconstitucionalidade.

Fala-se, então, em inconstitucionalidade por ação (positiva ou por atuação), que causa a “incompatibilidade vertical” dos atos infraconstitucionais (leis ou atos do Poder Público) com a Constituição Federal. Há, também, a inconstitucionalidade por omissão que pressupõe uma conduta omissiva do Poder Público frente sua obrigação Constitucional de legislar.

                 A inconstitucionalidade por ação pode-se dar do ponto de vista formal ou material. Tratar-se-á apenas quanto ao vício material referente ao caso em tela.

O vício material, também denominado, vício de conteúdo, substancial ou doutrinário, diz respeito ao conteúdo do ato normativo, ou seja, o ato normativo que afrontar qualquer preceito ou princípio da Carta Magna deverá ser declarado inconstitucional. No caso em comento não está em discussão o procedimento constitucional exigido para elaboração da Lei Complementar Estadual 5.001/98, mas a matéria tratada que é incompatível com a Carta Política, em especial os arts. 158,IV e 161, I, CF.

 

III- Análise à Luz da CF

 

O Art. 158,IV da CF preconiza que 25% do produto de arrecadação do imposto estadual sobre operações referentes à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS, pertencem aos Municípios. Deste inciso pode-se observar que o repasse do ICMS ao Município de Nazária pelo Município de Teresina, não pode sujeitar-se por Lei complementar Estadual (LC 50001/98), tendo em vista que a quota constitucional não pode sofrer limitações, o que configura indevida interferência do Estado no sistema Constitucional de repartição de receitas tributárias.

 Ainda assim, sabe-se que cabe à lei complementar federal definir valor adicionado para fins do disposto no art. 158, parágrafo único, I, conforme explicita o art. 161,I, CF.

 Neste sentido, veja-se o entendimento consolidado pelo STF:

 

 Viola reserva de lei complementar federal, prevista no art. 161, I, da Constituição, norma estadual que dispões sobre o cálculo do valor agregado, para fins de partilha da arrecadação do ICMS, nos termos do art. 158, IV, e parágrafo único, I, da Carta Magna.” ( ADI 1.423, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 16-5-2007, Plenário, DJ de 8-6-2007).

 

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PRELIMINARES. LEI ESTADUAL. ICMS. PARCELA PERTENCENTE AOS MUNICÍPIOS. CÁLCULO. VALOR ADICIONADO. MATÉRIA RESERVADA À LEI COMPLEMENTAR. VÍCIO FORMAL INSANÁVEL.

1. Atende as exigências legais procuração que outorga poderes específicos ao advogado para impugnar, pela via do controle concentrado, determinado ato normativo, sendo desnecessária a individualização dos dispositivos.

2. Não ocorre prejudicialidade da ação quando a lei superveniente mantém em vigor as regras da norma anterior impugnada a sua revogação somente se dará pelo implemento de condição futura e incerta.

3. ICMS. Distribuição da parcela de arrecadação que pertence aos Municípios. Lei estadual que disciplina a forma de cálculo do valor adicionado para apuração do montante fixado no inciso I do parágrafo único do artigo 158 da Constituição Federal.Matéria expressamente reservada à lei complementar (CF, artigo 161, I). Vício formal insanável que procede a análise de eventual ilegalidade em face da Lei Complementar federal 63/90. Violação direta e imediata ao Texto Constitucional. [...]” (ADI nº 2728, Rel. Min. Maurício Corrêa, DJ 20.2.2004)

 Conclui-se que, resta evidente a lei complementar estadual 5.001/98, não poderia disciplinar sobre o índice de repasse de ICMS do Município de Teresina ao novo Município de Nazária, sendo necessário para tanto a edição anterior de uma lei complementar federal.

 
 

 Bibliografia

 

COSTA, Nelson Nery – Direito municipal brasileiro – Rio de Janeiro: Forense, 2010.

 

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella, Direito Administrativo – 24. Ed. – São Paulo: Atlas, 2011.

 

NOVELINO, Marcelo, Direito Constitucional ­– 3. Ed. Ver., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2009.

 

LENZA, Pedro, Direito constitucional esquematizado – 13. Ed. Ver., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2009.

 

BRAZ, Petrônio, Direito Municipal na Constituição – 7. ed. Leme: J.H. Mizuno, 2010.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Thales Cruz Sousa) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados