JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O Estado e sua transformação nos dias atuais.


Autoria:

Marly De Lourdes Fernandes Autran De Abreu


ADVOGADA GRADUADA E PÓS GRADUADA EM DIREITO CONSTITUCIONAL E RESPONSABILIDADE CIVIL PELA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 03/04/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O Estado e sua transformação nos dias atuais.

 

              O Estado nas últimas décadas passou por um conjunto vertiginoso de transformações, que podem ser narradas pela constitucionalização do direito.

 

              Esse fenômeno pode ser interpretado, tendo como marco três pontos bem definidos: um marco histórico , um filosófico , e por fim, um marco teórico  enfatizado pela força normativa à Constituição, na qual superamos um modelo europeu tradicional, e abraçamos a expansão da jurisdição constitucional com a vitória do modelo norte-americano fundado na supremacia judicial.

 

              Contudo, o limiar de um novo século vem reestruturando o mundo e afetando profundamente a função tradicional do estado e suas relações com a sociedade.

 

              Com a passagem da Constituição Federal para o centro do sistema jurídico brasileiro,  a mesma passa a desfrutar de uma supremacia axiológica deslocando o Código Civil e a própria dualidade radical entre o Direito Público e o Direito Privado atenuando-se a complexidade e abrangência da legislação.

 

              Invoca-se um conceito aberto, dinâmico e plural, em constante processo de transformação, a DEMOCRACIA.

 

              O que ocorre é que as decisões e inovações, cada vez mais, originam-se do centro da sociedade, longe da esfera de poder tradicional. Com as transformações proporcionadas dentro da sociedade civil, e a participação do Estado, que deve absorver as idéias novas, é possível se falar em uma verdadeira construção da cidadania.

 

              O enfrentamento teórico de temas como a soberania, legitimidade do poder, participação popular nas decisões políticas do Estado, resgata a reflexão sobre a democracia e sua associação com a tutela dos interesses efetivamente públicos e majoritários do corpo social - vontade geral.

 

              O Estado com suas constantes transformações, traduz na atualidade o Direito Constitucional como uma janela, através da qual o alcance das leis é interpretado à luz dos valores constitucionais, pela qual se olha para o mundo e para o direito de uma maneira em que o constitucionalismo democrático passou a ser um modo de desejar um mundo melhor e a Constituição um instrumento operacional indispensável para todos os operadores jurídicos possam operacionalizar o Direito.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Marly De Lourdes Fernandes Autran De Abreu) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados