JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O conceito de conexão na busca de novas formas de provisão de serviços públicos.


Autoria:

Ronaldo Bussad Oliveira


BACHAREL EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

PROJETO DE LEI "FICHA LIMPA": OS EVENTUAIS PARADIGMAS NO CENÁRIO POLÍTICO - ELEITORAL E A DEMONSTRAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

O CONSTITUCIONALISMO E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Intolerância Religiosa ou Prática Racial? Imagem de Iansã é decapitada em Faculdade de Direito.

JUDICIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS.

Considerações sobre Razoabilidade e Propocionalidade

Democracia Interna

O ESTADO DE SÍTIO EM SUA FORMA POLÍTICA E JURISDICIONAL SOB A ÉGIDE DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

HÁ ALGO DE PODRE COM O VELHO CHICO?

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 57/2008: ESTADO DE EXCEÇÃO DENTRO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO?

Criminalização das drogas só favorece ao comércio clandestino de armas de fogo

Mais artigos da área...

Resumo:

Considerando o conceito de conexão na busca de novas formas de provisão de serviços públicos, como avalia a atual prática e as possibilidades de aplicação ao contexto do Poder Judiciário?

Texto enviado ao JurisWay em 27/03/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

No Brasil, a experiência reformista iniciada em 1995, com as idéias do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, buscou implementar um novo paradigma gerencial, com dois objetivos principais: a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, e a médio prazo, tornar mais eficiente e moderna a administração pública.

Nesse contexto, em busca da consecução da missão institucional do Poder Judiciário, surgem metas como: foco em resultados, orientação para o “cliente”, transparência, accountability e diferentes formas de provisão dos serviços públicos.

Tais conceitos passam pela implementação de alguns aspectos de suma importância institucional, tais como: revisão e automação de processos; estratégias de redimensionamento, realocação, capacitação e valorização do servidor; redução de custos; otimização da arrecadação; bem como melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Nesse sentido, afigura-se exigências de novas conexões a fim de viabilizar um novo modelo de gestão pública no Poder Judiciário.

Conexão na gestão pública são novas formas de provisão dos serviços públicos. Tradicionalmente a administração prestava diretamente os serviços públicos. Modernamente, organizações se conectam com outras (concertamento) para a prestação dos serviços públicos de forma intersetorial, descentralizada, compartilhada com a sociedade e voltada para resultados com implicações significativas no que tange ao processo informacional e comunicacional.

Como exemplo de tais conexões no Poder Judiciário pode-se citar: programas de qualidades, mutirões para acelerar julgamentos, ampliação dos Juizados Especiais, economia de recursos (tais como o processo eletrônico), melhoria na gestão de pessoas (tais como o oferecimento de estágio remunerado para estudantes e a possibilidade do trabalho voluntário de estudantes e profissionais), transparência na Administração da Justiça (tais como disponibilização dos gastos na internet, bem como de uma maior publicização dos trabalhos de prestação jurisdicional), superespecialização (criação de mais varas especializadas), planejamento estratégico (agilização da prestação jurisdicional, aproximação do Poder Judiciário à sociedade, garantia de uma prestação jurisdicional efetiva e transparente, bem como sua expansão e modernização).

Há que se citar, ademais, o surgimento de “novos produtos” à sociedade, tais como: A Justiça Compartilhada e a Justiça Restaurativa, que são iniciativas da Egrégia Justiça Estadual do Rio Grande do Sul, que têm foco na aproximação do menor infrator da vítima e é gerenciado por equipe multidisciplinar; e a criação do Rol Nacional de Culpados, no âmbito federal, onde informações criminais são compartilhadas.

Nesse sentido, conexões são alianças estratégicas, substitutivas da destruição do “inimigo” pela parceria para a consecução de um determinado objetivo.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Ronaldo Bussad Oliveira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados