JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

DIREITO EMPRESARIAL


Autoria:

Adriano Da Silva Santos


Operador do Direito,professor de Direito Empresarial,palestrante e seminarista.Formado em Direito pela Universidade Iguaçu-UNIG.Pós-Graduado em Direito Empresarial pela ESA/OAB/RJ. Especialista em Direito Empresarial pela ESA/OAB/RJ.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 15/02/2008.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

PERSONALIDADE JURÍDICA E SUA DESCONSIDERAÇÃO
 
 
 
               A sociedade, seja ela simples ou empresária, adquire personalidade jurídica, ou seja, elas passam a ter direitos e obrigações na esfera civil, quando os seus atos constituitivos são arquivados no órgão competente.Portanto, cada sociedade terá seus atos arquivados em órgãos distintos, sociedade empresária, o órgão competente é o registro público de empresas mercantis, no caso da sociedade simples o órgão competente é o registro civil de pessoas jurídicas.
               Assim, nasce a sociedade, se tornando sujeito de direito e obrigações, gozando de todos os privilégios que a lei faculta, e arcando com todas obrigações que a lei impõe.Sendo assim, com o devido registro surge para sociedade certos efeitos que são eles:
 
a)      Direito á proteção legal do nome empresarial.
b)      Autonomia patrimonial da sociedade em relação aos sócios patrimônio das sociedades e distinto do patrimônio dos sócios.
c)      Aquisição de domicílio.
d)      Aquisição de nacionalidade própria.
 
               Esses, são os efeitos legais, que a sociedade sofre, quando adquire a personalidade jurídica, ficando a mesma resguardada em seus direitos, como também. Adquirindo responsabilidade
               Perante aos credores, pois ela esta devidamente registrada.E para sacramentar o direito do credor perante a sociedade que não cumpre com suas obrigações ou agem de má-fé com os credores, temos então a teoria da desconsideração da personalidade jurídica, também conhecida como ( disregard of legal entity, disregard doctrine, piercing the corporate weil e lifting the corporate veil ). É certo que, a personalidade jurídica dos sócios em nenhum momento pode ser confundida com a da sociedade, até porque o patrimônio dos sócios não se comunicam com o da sociedade, além do mais, o direito não coaduna com a idéia da personalidade jurídica da sociedade de servir de escopo para camuflar situações anti-jurídicas.
               Para exemplificar, a finalidade da disregard of legal entity, é desconsiderar momentaneamente a personalidade jurídica da sociedade para atingir os sócios, quando os mesmos, praticarem atos fraudulentos e abusivos. Assim, os credores prejudicados pelo mau uso da sociedade terão os seus interesses e direitos preservados, convém ressaltar, que a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade não tem como objetivo, anular, desconstituir, ou dissolver a sociedade, visa somente desconsiderar momentaneamente a sua personalidade jurídica com o fim de alcançar o patrimônio pessoal dos sócios.
               Portanto, esta teoria tem como princípio evitar o injusto para realizar á justiça, como pode se notar, ela não anula a personalidade jurídica da sociedade, na verdade e o que se ocorre é que a sociedade e declarada ineficaz para certos atos praticados. Ocorrendo, fraude, dolo, má-fé, desvio de finalidade, confusão patrimonial, neste sentido, levanta-se o véu da sociedade para atingir o patrimônio pessoal dos sócios.
               Em virtude dessas considerações, podemos citar que a desconsideração da personalidade jurídica, encontra-se elencada no Artº 50 do Novo Código Civil, e demais legislações como Artº 18 da Lei nº 8.884/94, Lei do Cadê, Artº 4 da Lei nº 9.605/98, Lei do Meio Ambiente, Artº 28 da Lei nº 8.078/90, Código de Defesa do Consumidor. Sempre que for praticado os atos já mencionados e de acordo com as leis acima citadas, ocorrerá a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade, para eventuais indenizações ou cumprimento das obrigações adquiridas pelos sócios em nome da sociedade, os quais responderão com seus patrimônios pessoais, após o exaurimento dos bens da sociedade.
               Convém ressaltar, que esta teoria não tem aplicabilidade quando a responsabilidade dos sócios advier de expressa previsão legal, sendo o caso dos Arts 158 da Lei 6.404/76, Artº 135, Inc. III do CNT, Artº 1.015, § Único e Incisos, Artº 1.016, Artº 1.080, do Código Civil de 2002, Artº 13 da Lei nº 8.620/93. Cabe lembrar, que o Código Civil de 1916, quando se praticava atos abusivos, utilizava-se á teoria da desconsideração, atualmente o ato abusivo implica na prática de ato ilícito, neste caso, fica o causador do dano obrigado a repara-lo, não conforme á teoria da desconsideração e, sim, pela “ também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exerce-lo excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé pelos bons costumes”.
               Notamos, que este artº e bem explicito o abuso de direito agora é ato ilícito. Portanto, gera a obrigação de indenizar, principalmente por dano moral. Assim, o nosso Código Civil de 2002, considera abuso da personalidade jurídica, o desvio de finalidade e a confusão patrimonial, mas o que seria desvio de finalidade, o sócio utiliza-se da sociedade conservando o objeto social para conseguir benefícios indevidos. O sócios não obriga a sociedade a praticar atitude que não seja a que está declarada em seus atos constituitivos, como acontece com o ato ultra vires, sendo o ato que extrapola o objeto social. Já na confusão patrimonial, o sócio utiliza-se do patrimônio da sociedade para satisfazer suas próprias obrigações, infringindo o princípio da autonomia patrimonial, não podemos deixar de retratar, a teoria maior e menor da desconsideração como também a teoria invertida da personalidade jurídica. Entretanto, a teoria maior está condicionada ao afastamento da personalidade jurídica da sociedade, decorrente da existência de fraude ou abuso de direito, que basea-se no requisito subjetivo, por outro lado, também pode se invocada no caso de confusão patrimonial; sendo que os bens dos sócios se confundem com os da pessoa jurídica, requisito objetivo.
               No entanto, quando ocorre este caso, o juiz não pode determinar a penhora de bens de sócios que não tenha figurado no pólo passivo da ação. Assim sendo, o credor terar que ajuizar ação competente para que se forme título executivo contra a responsável pela fraude no que tange a teoria menor, basta somente o prejuízo do credor para o levantamento do véu da sociedade, para a responsabilização dos sócios se a sociedade não tiver mais bens, o suficiente para o adimplemento da obrigação. Por último, temos a teoria da desconsideração invertida da personalidade jurídica, essa desconsideração se dar ao inverso, acontece da seguinte maneira, desconsidera-se a personalidade da pessoa jurídica com a finalidade de responsabilizar por atos praticados por seus sócios, temos o caso mais comum, que é quando o casal se separa e o marido transfere seus bens á sociedade para fraudar a meeira no momento da partilha.
               Seguramente, podemos observar, que com a aquisição da personalidade jurídica da sociedade e com o instituto da desconsideração da personalidade jurídica, os credores ficam com os seus direitos resguardados e os sócios não poderão se eximirem de suas obrigações em nome da sociedade.  
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Adriano Da Silva Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Fatima Mariante (22 De Setembro De 2009 (22/09/2009 às 10:15:16) IP: 201.8.180.181
VALEU ESTAVA PROCURADO UMA MATERIA NO DIREITO EMPRESARIAL ALGO BEM SUSCINTO MAS QUE ME ESCLARECESSE O QUE É CONFUSÃO PATRIMONIAL.
MUITO BOM.

2) Celeste (29/09/2009 às 17:47:51) IP: 189.19.123.248
Muito esclarecedor esse artigo!
Gostei mesmo. Parabéns
3) Uilian Portella (22/03/2010 às 09:29:16) IP: 200.152.99.80
Muito bom o artigo, contribui efetivamente para dirimir as duvidas em relação ao instituto estudado.
Obrigado.
4) Adalberto (25/04/2010 às 15:37:57) IP: 187.21.26.236
Noa iniciativa, contudo achei o artigo muito confuso.
5) Caroline (20/08/2010 às 18:13:36) IP: 189.59.8.130
Achei o artigo bastante confuso.
6) Levi (04/06/2012 às 13:27:10) IP: 186.215.69.254
O artigo contém informações boas, mas está muito mal escrito. O português está sofrível.
7) Francisco (24/05/2014 às 13:50:16) IP: 177.98.221.6
Parabéns pelo excelente conteúdo.
8) Adriano (13/03/2016 às 17:10:29) IP: 191.189.13.32
ótimo conteúdo, os exemplos são de relevâncias e esclarecedores !


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados